Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Doria antecipa o Natal e réveillon para semana que vem por causa do coronavírus #boato

Doria antecipa o Natal e réveillon para semana que vem por causa do coronavírus #boato

Doria antecipou o Natal e réveillon para semana que vem por causa do coronavírus, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governador de São Paulo João Doria decidiu antecipar o Natal e réveillon para a semana que vem para forçar o isolamento social e brecar o alastramento do novo coronavírus.

Enquanto o número de casos e mortes por coronavírus no Brasil só crescem, algumas autoridades brasileiras tentam, de todas as formas, aumentar o isolamento social para evitar o alastramento da doença e o colapso nos serviços de saúde. Uma das iniciativas veio do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, que antecipou feriados para os dias 20, 21 e 22 de maio. Em meio a isso, uma história começou a viralizar.

De acordo com mensagens que estão circulando na internet, o governador de São Paulo, João Doria, decidiu ser mais radical e resolveu antecipar o Natal e o réveillon “para a semana que vem”. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Dória antecipa Natal e ano novo para semana q vem. Queima de fogos será na quarta feira. Gente o cara endoidou de vez, quero ver quem vai cumprir kkkkk Versão 2: JOÃO DORIA, ANTECIPA NATAL E RÉVEILLON A QUEIMA DE FOGOS SERÁ NA PRÓXIMA QUARTA FEIRA FELIZ NATAL E ANO NOVO MEUS AMIGOS PAULISTANO Versão 3: Dória antecipa Natal e ano novo pra semana que vem, já montei minha árvore aqui. Queima de fogos vai ser na sexta Repassem até chegar no Papai Noel

Doria antecipou o Natal e réveillon para semana que vem por causa do coronavírus?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A mensagem circulou com muita força na internet e deixou muita gente em dúvidas em relação à veracidade. Mas será mesmo que o governador de São Paulo João Doria antecipou o Natal e o réveillon para aumentar o isolamento social? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem nos causou desconfianças. Além de ela ter algumas das principais características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não citar fontes confiáveis, boatos relacionados a Doria e o coronavírus são comuns na internet. Já desmentimos, por exemplo, histórias que apontavam que o governador de São Paulo havia anunciado Lei Seca no estado, resolvido aumentar o ITCMD e admitido que há duplicidade no número de mortos por Covid-19.

Com as características da mensagem e histórico de boatos, fomos atrás de mais informações a respeito do assunto. Não demorou muito para percebermos que a informação é uma distorção de notícias reais relacionadas a antecipação de feriados.

É fato que Doria chegou, inclusive, a recomendar a antecipação de feriados a prefeitos de cidades do estado. Outras cidades como Campinas, Cotia e Caieiras. Porém, nem o Natal tampouco o réveillon está neste escopo. Na realidade, os feriados que foram antecipados na cidade de São Paulo (e não no estado) foram os feriados de Corpus Christi e Dia da Consciência Negra. Por enquanto, não há qualquer previsão de se antecipar os feriados de Natal e ano novo.

Vale dizer, ainda, que algumas versões da história usa como “prova” um suposto print do UOL reportando o assunto. Como é possível perceber, a imagem é uma montagem das mais grosseiras e não há a tal notícia no portal em questão.

Resumindo: a história que aponta que o governador de São Paulo João Doria decretou a antecipação do feriado de Natal e de réveillon por causa da quarentena do novo coronavírus é falsa. Não passa de mais um boato que circula sobre o assunto na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2BWWK1B