Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Donald Trump menciona Jair Bolsonaro em discurso #boato

Donald Trump menciona Jair Bolsonaro em discurso #boato

Boato – Donald Trump, presidente eleito dos EUA, mencionou o nome do deputado Jair Bolsonaro durante discurso de campanha em New Hampshire.

A vitória de Donald Trump nas eleições norte-americanas deixou conservadores animados ao redor do mundo. Na França, por exemplo, Marine Le Pen comemorou a vitória do bilionário. No Brasil, foram os fãs de Jair Bolsonaro (pré-candidato para Presidência do Brasil em 2018). Na internet, muitos relacionaram a vitória de Trump com a candidatura do deputado.

Trump citou o nome de Bolsonaro em discurso, diz boato
Trump citou o nome de Bolsonaro em discurso, diz boato

Muitas das pessoas que comemoraram a vitória de Trump publicaram, inclusive, uma notícia “bombástica”. Publicada em blogs, a notícia dava conta que Donald Trump teria citado o nome de Bolsonaro durante um discurso. Leia texto que circula online:

O candidato republicano à presidência norte americana mencionou o deputado brasileiro Jair Messias Bolsonaro em um discurso proferido em New Hampshire. Pelo visto o sucesso de Bolsonaro já é internacional.

Em seu discurso mais radical Donald Trump chocou seus adversários do partido Democrata. No sábado (15), durante discurso proferido em New Hampshire, Trump surpreendeu novamente, dizendo que não apenas defendia o restabelecimento da tortura por simulação de afogamento em suspeitos de terrorismo, como também aplicaria técnicas “muito piores” se viesse a ocupar a Casa Branca no ano que vem.

Neste momento Trump citou o deputado federal Jair Messias Bolsonaro, dizendo que “No Brasil colocaram comunistas para administrar o país e o resultado vocês podem ver nos jornais. Um país que poderia ser a potência da América do Sul, hoje parece um país africano. Lá o candidato à presidência sofre a mesma perseguição que eu. Falar a verdade é o vício que eu e o Bolsonaro temos. Nós vamos varrer os comunistas do mundo. Nem que seja como eles gostam. Nem que seja com eles no paredão”.

Donald Trump mencionou Jair Bolsonaro em discurso?

Como dito antes, a notícia foi compartilhada à exaustão por “fãs” de Bolsonaro. Mas será mesmo que Donald Trump citou o nome do deputado federal brasileiro durante um discurso? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A notícia viralizou após a eleição de Donald Trump e há a impressão de que ele teria falado isso no discurso da vitória. Como vocês podem ver, Trump não falou nada sobre Bolsonaro depois de ganhar as eleições (leia o discurso neste link).

Quem leu a “notícia” com mais detalhes pode perceber que o discurso em que Trump teria falado o nome de Bolsonaro teria acontecido no dia 15 de outubro, em New Hampshire. Corremos atrás do vídeo do discurso feito na cidade em Portsmouth. Como era de se esperar, ele não fala nada sobre Bolsonaro. Tem dúvida? Confere aí:

Você pode, além de conferir no vídeo, também saber que o site que publicou a informação é notoriamente de notícias falsas (não vamos citar o nome para não dar audiência para ele). A página já publicou alguns textos desmentidos aqui. Só sobre Bolsonaro, eles publicaram a informação de que ele era o político mais honesto do mundo e que teria sido “citado” na Lava-Jato. Como você pode ver, a fonte não é das mais confiáveis.

Resumindo: a informação que aponta que Donald Trump citou o nome de Jair Bolsonaro durante um discurso é falsa. Durante o discurso em New Hampshire, ele falou sobre muitas coisas, mas não sobre o deputado brasileiro.

Esse artigo foi uma sugestão do leitor Nartagman Borges  e mais duas pessoas que não se identificaram. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331