Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vazou documento confidencial da Globo em apoio a Bolsonaro e contra o PT #boato

Vazou documento confidencial da Globo em apoio a Bolsonaro e contra o PT #boato

Boato – Vazou na internet documento confidencial da TV Globo pedindo que diretores fomentem a sensação de que Bolsonaro é a melhor candidatura e que divulguem conflitos entre Ciro e Haddad.

Em meio a uma campanha eleitoral polarizada, uma coisa é possível de se perceber. A imprensa (incluindo veículos de fact-checking como o Boatos.org) consegue a “proeza” de ser elogiada e criticada pelos “dois lados do polos políticos”. Isso pode ser exemplificado com a Rede Globo.

Só ontem, o Boatos.org desmentiu dois boatos (aqui e aqui) vindos do lado “Bolsonarista” que acusavam a Globo de manipulação. Hoje, a história que circula online fala a mesma coisa (acusa a Globo de manipulação), mas vem do lado “Haddadista”.

De acordo com mensagens que circulam no Facebook e, principalmente, no WhatsApp, vazou na internet um documento da Globo que aponta que os diretores dos veículos do grupo estão instruídos a favorecer Bolsonaro e fomentar brigas entre Haddad e Ciro Gomes. O documento, que seria confidencial, estaria até assinado. Leia a mensagem que circula online e a transcrição do documento:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Transcrição: Rede Globo – Diretoria – Confidencial – SEC/PRESI/0010/02. Rio de Janeiro, 01 de outubro de 2018. O Conselho Diretor da Rede Globo, em reunião extraordinária, faz saber que seus integrantes apresentam a seguir as diretivas da empresa diante do momento do momento político que estamos enfrentando. A presente diretiva destina-se única e exclusivamente aos diretores não sendo permitida qualquer excepcionalidade.

Diretivas: I. Atuar para que em todas as plataformas só uma opinião seja apresentada publicamente. II. Intensificar a divulgação de conflitos e atritos entre as campanhas de Ciro e Haddad. III. Impedir qualquer menção positiva da campanha do PT. Fomentar junto a influencer digitais a disseminação de materiais que contenham características de verdade. V. Ao tempo em que estão sendo concluídas as negociações diretas com Bolsonaro e seu filho, devemos nos preparar para forçar a sensação junto ao público de que a sua candidatura é a melhor para o país.  

Versão 1: Vazou documento confidencial da Globo. As artimanhas são claras. Eles estão apavorados. #Haddad13. Versão 2: Cai na rede documento que pode provar armação de Globo e Bolsonaro, contra o PT.

Versão 3: A gente sabe dos interesses da Globo, não é? Mas, apesar disso, duvidei desse documento. Achei que não era verdadeiro. Mas uma amiga jornalista acaba de me confirmar. Uma jornalista de dentro teria achado um absurdo e mandado para uma amiga que teria encaminhado para outros. Ontem, chegou em meu celular. Vocês sabem se é verdade? Em sendo, é a comprovação, em documento, do quanto essa empresa trabalha contra os interesses do Brasil! Do quanto eles são escrotos!

Vazou documento confidencial da Globo em apoio a Bolsonaro e contra o PT?

É claro que a mensagem surgiu na internet e deixou muito eleitores de Haddad indignados com a “Vênus Platinada” (ainda mais no dia do debate entre presidenciáveis que não terá a presença de Bolsonaro). Mas será mesmo que esse documento é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto que nos faz desconfiar da história é lógico. Não precisa ser eleitor do Bolsonaro para perceber que o candidato do PSL e pessoas ligadas a ele (como o vice general Mourão e Paulo Guedes) são muito criticados pela grande mídia (atenção: não estamos julgando se isso é justo ou não), inclusive a Globo. Ou seja: se o documento fosse real, ele não está sendo cumprido.

Segundo ponto: a mensagem e o documento em si. A mensagem, como um “bom boato”, é vaga, alarmista e não cita fontes confiáveis. Em alguns casos, é só uma imagem compartilhada no WhatsApp. Já o documento tem alguns furos. Além de ter alguns erros de gramática (como no termo influencer digitais) e uma logo antiga da Globo, não há muita lógica ele em estar datilografado.

Para dirimir totalmente as dúvidas, fomos atrás do tal documento. E descobrimos que ele é uma modificação de um suposto contrato da empresa DNA propaganda (uma das agências do mensalão) com a Globo em 2004. A assinatura é de Francisco Castilho, que era membro da agência. Veja na imagem que até as falhas na cópia são idênticas.

Olha o documento de 2004 (Foto: Reprodução/Internet)
Olha o documento de 2004 (Foto: Reprodução/Internet)

Resumindo: a história que aponta que a Globo “lançou” um documento confidencial para fomentar o apoio a Bolsonaro é falsa. Além da história ter “brotado do nada”, o documento é apenas uma montagem em cima de um contrato que foi feito em 2004 e está na web faz tempo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.