Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Dilma iria doar 1.200 tratores para África, mas Bolsonaro descobriu e doou para o Nordeste #boato

Dilma iria doar 1.200 tratores para África, mas Bolsonaro descobriu e doou para o Nordeste #boato

Dilma iria doar 1.200 tratores para África, mas Bolsonaro descobriu e doou para o Nordeste, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Os auditores do Bolsonaro descobriram que Dilma iria doar 1.200 tratores para a África. Como os tratores não foram entregues, tudo foi doado para os estados do Nordeste.

Desde quando Bolsonaro assumiu a Presidência da República, o que não faltou na internet foi informação falsa sobre supostas descobertas de “mamatas” de governos anteriores. A mais nova história desta natureza aponta para supostos tratores que iriam para África.

Um vídeo de um sujeito mostrando tratores que iriam para o Nordeste começou a viralizar com a informação (que, de acordo com o sujeito, foi contada pelo “pessoal do comboio”) de que as máquinas seriam enviadas para África por Dilma. Só que Bolsonaro descobriu que os tratores estavam parados e resolveram entregar para o Nordeste. Leia algumas versões de mensagens que acompanham o vídeo (que não iremos exibir aqui) e leia a transcrição da fala do sujeito:

Versão 1: Auditoria do governo Bolsonaro descobriu 1.200 tratores que ia para África que o governo Dilma não conseguiu mandar. Agora vai ser destruída a maioria para o Nordeste Versão 2: Bolsonaro entrega tratores, no Brasil, que seriam doados aos países Comunistas da África por Dilma! Nosso dinheiro mais uma vez sairia do país para ajudar a financiar ditaduras comunistas no continente africano. Seriam doados tratores mesmo nossos municípios precisando tanto de novos tratores. Bolsonaro descobriu que os tratores estavam parados e resolveu distribuir com os municípios mais carentes do Brasil .

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Transcrição: E aí pessoal tá vendo essas máquinas aí. Tem três. Atrás dela tem outro caminhão, tem mais três. Em cima, no pátio aqui, mais aquele caminhão. Perto, tem mais uns quatro chegando. Eu vou conta a história dessas máquinas pra vocês, que o pessoal do comboio acabou de contar. Aí, você tá vendo aí ó. Essas máquinas governo Dilma comprou para doar para a África, não conseguiu enviar e não falou nada. A empresa não entregou, o pessoal descobriu. Os auditor do Bolsonaro descobriu fez a empresa entregar 1200 máquinas para ser distribuída para o Brasil. Maioria para o Nordeste. Região mais próprio pobre.

Dilma iria doar 1.200 tratores para África, mas Bolsonaro descobriu e doou para o Nordeste?

Não demorou muito para a mensagem tomar conta de grupos bolsonaristas no WhatsApp e começar a ser reproduzida em canais do YouTube e perfis no Twitter, Facebook e outras redes sociais. Só que a afirmação do sujeito é falsa. Não tem nada de Bolsonaro descobrir tratores de Dilma que iriam para África.

A mensagem, o histórico e um pouco de lógica já nos fazem ficar desconfiados da veracidade da alegação. Tanto os textos como a fala sujeito apresentam características intrínsecas a fake news como o caráter alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis (“o pessoal do comboio” não é fonte confiável).

Não bastasse isso, esse papo de “Bolsonaro descobriu e acabou com tudo isso que tá aí” é um dos papos furados (entre muitos) deste governo. Só para citar alguns exemplos, já teve história sobre “rombo em Itaipu”, conta secreta no Banco Central e bilhões do PIS/Pasep.

Assim como nos outros casos, a história dos tratores de “Dilma para África” é inverossímil. Vamos pensar: Dilma saiu do governo em 2016. Como que, em cinco anos, ninguém (nem mesmo o Bolsonaro, que teria demorado quase três anos) descobriu os 1.200 tratores do governo federal? Tem mais: qual é o país comunista africano que receberia as doações se não existe nenhum país comunista no continente? Só para terminar: Como que máquinas que estariam há, no mínimo, cinco anos, paradas, estão em tão bom estado?

Para piorar as desconfianças, fomos buscar por mais detalhes das “doações de tratores do governo Dilma para África”. Sabe o que encontramos? Nada! Não há nenhum anúncio das doações ou mesmo há qualquer descrição sobre isso no Portal da Transparência.

A única notícia similar da época era uma de 2015 que apontava que países africanos iriam comprar maquinário de empresas brasileiras. A “ajuda” não seria com doação e sim com financiamento para facilitar a compra para os países (e ajudar a indústria nacional). Não, incluse, achamos qualquer informação de confirmação da compra ou de acordos (até porque o governo acabou mudando em pouco tempo)

Recentemente, o tema tratores esteve assombrando o governo. Denúncia do Estadão apontava que tratores superfaturados foram comprados com um “orçamento paralelo” do governo por membros da base de apoio de Bolsonaro. Vale apontar que tanto neste caso como em outros de doações de tratores, não há qualquer menção de “tratores de Dilma que iriam para a África.

Resumindo: pela falta de fontes confiáveis e ausência de qualquer elemento que aponte para o que é dito no vídeo, podemos dizer que a informação que aponta que Bolsonaro descobriu tratores que iriam para África e os redirecionou para o Nordeste não procede. Não passa de mais uma fake news em forma de bravata que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: