Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Dilma comete gafe com manifestantes que fazem greve de fome #boato

Dilma comete gafe com manifestantes que fazem greve de fome #boato

Boato – Durante discurso de apoio a Lula, Dilma Rousseff (candidata ao senado em Minas Gerais) cometeu uma gafe com manifestantes que fazem greve de fome. Ela disse que eles estão se alimentando escondidos.

Até a conclusão do processo de impeachment, o nome da ex-presidente Dilma Rousseff era figura carimbada nas fake news. Todas as semanas, o Boatos.org tinha que publicar um desmentido sobre “isso”, sobre “aquilo” etc. Quando saiu do poder, Dilma também parou de ser tão “marcada” no mundo da boataria. Porém, bastou uma tentativa de volta à vida pública (desta vez, se candidatando ao Senado em Minas Gerais) para notícias falsas sobre ela ressurgirem na internet.

A última informação que circula online dá conta de que ela cometeu uma grande gafe durante discurso de apoio ao ex-presidente Lula em Brasília. Um print que seria do jornal O Globo aponta que ela teria “elogiado” os manifestantes que estavam fazendo greve de fome dizendo que eles estavam “tendo que se alimentar escondidos”.

Leia a mensagem que circula online (curta e grossa): “’Gostaria de agradecer a todos que estão empenhados fazendo greve de fome e tendo que se alimentar escondidos. Não Desistam’. Dilma Rousseff comete gafe discursando em ato de apoio à candidatura de Lula. O Globo”

Dilma cometeu gafe com manifestantes que fazem greve de fome?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

É claro que, principalmente entre os mineiros, a história circulou muito na internet. Mas será mesmo que a ex-presidente e candidata à senadora Dilma Rousseff (PT) deu a tal declaração? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

De cara, achamos o print estranho. Uma primeira olhada e se percebe que é uma montagem (bem grosseira, por sinal) em cima de um tumbnail de uma notícia do O Globo. Além de o título ser muito maior do que no “padrão jornalístico” (no máximo, o título teria duas linhas), a frase sequer se encaixa na imagem.

Já com essa desconfiança, fomos procurar pela origem da foto de Dilma (na imagem também estão Fernando Haddad e Gleisi Hoffmann). E descobrimos (pasmem) que ela foi publicada no jornal O Globo. Porém, é possível perceber que a notícia não fala nada sobre declarações da ex-presidente em relação à greve de fome. A matéria fala do aumento de patrimônio da ex-presidente entre 2014 e 2018 (10%).

Ao buscar mais um pouco, descobrimos que a imagem é, na realidade, do dia do registro do ex-presidente Lula como candidato a presidente no TSE (15/08/2018). Sabendo disso, fomos procurar por discursos que Dilma teria feito no dia e… adivinha só: não há qualquer fala sobre o assunto. Se você duvida, dá uma conferida no vídeo do discurso dela:

É. Já deu para ver que a história que aponta que a ex-presidente Dilma Rousseff cometeu uma gafe durante um discurso de apoio a Lula ao tentar elogiar quem fez greve de fome é falsa. Além de não existir registro da fala, a imagem que circula online é uma montagem.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.

https://www.boatos.org/politica/lista-fake-news-eleicoes-2018.html