Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Dilma diz que ser mulher não é ser homem é ser mãe não e ser pai #boato

Dilma diz que ser mulher não é ser homem é ser mãe não e ser pai #boato

Dilma diz que ser mulher não é ser homem é ser mãe não e ser pai, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Durante o Dia Internacional da Mulher, a ex-presidente Dilma Rousseff falou que ser mulher não é ser homem e que ser pai não é ser mãe.

Normalmente, datas marcantes costumam render notícias falsas na internet. Em alguns casos, a informação é, inclusive, reciclada. É o caso da história de hoje, que envolve a ex-presidente Dilma Rousseff.

No dia 8 de março de 2020, circulou na internet o que seria uma mensagem de Dilma sobre o Dia Internacional da Mulher. Na mensagem, ela teria dito que ser mulher não é ser homem e que ser mãe não é ser pai. Leia a frase atribuída à ex-presidente.

“Ser mulher é não ser homem, é ser mãe e não ser pai, porque pai não é mãe e mãe é mulher, porque mulher nunca é pai e pai não é mulher, porque mulher não foi pai, mas pai também não é mãe. Feliz dia da mulher!” (Dilma Rousseff)

Dilma diz que ser mulher não é ser homem é ser mãe não e ser pai?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Muita gente compartilhou a tal frase por aí. Mas será mesmo que Dilma declarou que ser mulher não é ser homem e que ser pai não é ser mãe? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Na realidade, a única coisa que precisamos fazer é relembrar. Isso porque a mesma frase foi atribuída a Dilma no Dia Internacional da Mulher de 2018. Como o que valia para outrora vale para hoje, relembre sobre o que escrevemos:

Apesar de sumida dos boatos na web (e relativamente dos holofotes da mídia), não é pequena a lista de declarações atribuídas a ex-presidente. Aqui no Boatos.org, por exemplo, já desmentimos uma história que ela teria falado de lua e sol. Esse histórico nos fez desconfiar da suposta declaração do Dia Internacional da Mulher.

Com base nisso, tentamos buscar em que local ou ocasião Dilma teria falado a tal frase sobre as mulheres. Como imaginávamos, não encontramos nada. Mais do que isso, descobrimos que a história começou a viralizar em 8 de março de 2016. Não sabemos se foi inventada pelo humorista Rodrigo Vesgo. Mas ele foi um dos primeiros a viralizar a frase, obviamente em tom jocoso.

Assim como em 2018, a história que aponta que a ex-presidente Dilma Rousseff falou a tal frase sobre mulheres e homens no Dia Internacional da Mulher é falsa. Além de ser um fake, trata-se de um fake antigo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/38EOwt0