Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Dilma escreve carta para Temer após prisão do ex-presidente #boato

Dilma escreve carta para Temer após prisão do ex-presidente #boato

Boato – “Eu prefiro ir para a cadeira do que ser presa”, diz Dilma Rousseff em carta após a prisão do ex-presidente Michel Temer.

Enquanto, nós do Boatos.org, acompanhamos os desdobramentos da prisão do ex-presidente da República, Michel Temer, aguardamos a chegada das fake news sobre o assunto. Bem, não teremos que esperar muito, já que surgiram boatos de que Gilmar Mendes teria soltado Temer. Mas não para por aí.

A “notícia” da vez dá conta que a ex-presidente Dilma Rousseff teria escrito uma carta para Temer após sua prisão. Na carta, atribuída a petista, há críticas em tom irônico, perdão e frases fora de contexto que fazem referência aos seus discursos. Dilma teria dito ainda que “prefere ir para a cadeia do que ser presa” e pede “não caia na tentação de contar aquelas coisas que a gente combinou no que se refere a verbas, contratos e porcentagens”. Leia alguns trechos da carta:

Michel, primeiramente, escrevo esta carta do fundo do meu coração no que se refere a sentimento, que é uma coisa muito importante que a pessoa ela sente e ela precisa demonstrar. O pai tem, a mãe tem, e ter não é mais importante do que ser, conforme dizem os filósofos, que são pessoas que pensam sobre os sentimentos, como os gregos que eram filósofos também e inventaram o esporte olímpico, que nos deixou o legado.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Eu e você, nós tivemos nossas diferenças, o que é uma coisa natural entre duas pessoas, ou entre 3, 4, 5 pessoas, ou mesmo entre animais, que a gente trata como pessoas porque o cachorro ele é o melhor amigo do homem e a cadela é a melhor amiga da mulher, e o cachorro trans é o melhor amigo trans do homem trans, e isso é uma coisa importante de lembrar nesta data, que é um dia. Um dia que depois vem uma noite, e a noite é uma criança – por isso não posso deixar de falar do cachorro.

Você fez uma cachorrada comigo, Michel, mas eu te perdoo, no que se refere a que eu foi por sua causa que me tornei ex e agora gasto 600 mil por ano viajando pra lá e pra cá às custas do povo para falar mal do Brasil no que se refere ao golpe. Sem você, eu teria que morar mais dois anos naquele palácio horroroso que a gente não sabe onde é a porta onde é a janela, cheio de rampa sem corrimão que é uma coisa muito importante no que se refere a acessibilidade e se não fosse o Bessias me ajudando a subir e a descer eu teria me estabacado diuturnamente pelo menos 3 vezes por semana. Sem contar as vezes que teria errado a vidraça da porta e tentado sair pela vidraça da janela. […]

Dilma escreveu carta para Temer após prisão do ex-presidente?

A carta se espalhou como rastilho de pólvora pela internet. Mas será mesmo que Dilma escreveu uma carta endereçada à Michel Temer? A resposta é não. Se você ainda não entendeu o porquê, continue lendo.

Para começar, só o fato do texto apresentar diversos erros de português e não citar fontes confiáveis já levanta suspeitas. Mas não é só isso: essa história de “fulano escreve carta” é comum na internet e volta e meia pega alguns desavisados. Já aconteceu com Chico Xavier, Thereza Collor, Lulu Santos, Cármen Lúcia e muitos outros.

Outro detalhe: o texto possui um tom irônico que dificilmente seria utilizado pela ex-presidente. Aliás, apesar da prisão de Temer, seria bem improvável que Dilma se manifestasse publicamente. Afinal, até hoje, ela afirma que sua saída foi resultado de um golpe.

Pois bem, ao buscar mais informações sobre o assunto, não encontramos nenhuma notícia sobre a tal carta. Também não encontramos nenhum vestígio do texto em sua conta oficial no Facebook. Mais uma googlada e matamos a charada. Na verdade, o texto (publicado no dia 22 de março) pertence ao colunista Sidney Eduardo Affonso. A história nasceu como uma satírica e, com o passar do tempo, acabou sendo compartilhada como verdade.

Resumindo: Dilma não escreveu carta para Temer após prisão do ex-presidente. A história é fruto de uma satírica publicada por um colunista que acabou sendo compartilhada (depois de um tempo) como verdadeira. Ou seja, tudo #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.