Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Diálogo entre Glauber Braga e José Dirceu é divulgado pelo The Intercept Brasil #boato

Diálogo entre Glauber Braga e José Dirceu é divulgado pelo The Intercept Brasil #boato

Diálogo entre Glauber Braga e José Dirceu é divulgado pelo The Intercept Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook))

Boato – Em conversa vazada pelo The Intercept Brasil, Glauber Braga diz a José Dirceu que precisam abafar a delação de Palocci atacando o ministro Sérgio Moro. 

O nome do site The Intercept nunca esteve tão em evidência. Após o vazamento de conversas entre o ministro da Justiça Sérgio Moro e um dos procuradores responsáveis pela força-tarefa da Operação Lava Jato Deltan Dallagnol, as coisas esquentaram no cenário político.

Por um lado, Moro e a Lava Jato têm sofrido pressões de setores da opinião pública. Por outro, um dos criadores do The Intercept, Glenn Greenwald, tem sofrido diversos ataques nas redes. E, de acordo com a história de hoje, parece que Glenn Greenwald não vai parar por aí.

Segundo publicações nas redes sociais, o site teria vazado novas conversas. Mas, dessa vez, os alvos seriam o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ).

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Nas supostas conversas vazadas, Braga teria dito a Dirceu para abafar a delação de Palocci. “Sempre o JOSE DIRCEU no comando sempre falei ele é o cérebro o mago negro da esquerda. Por isso o Glauber Braga atacou Sérgio moro com palavras de baixo escalão para abafar a delação DE PALOCCI”, diz uma publicação. Algumas mensagens ainda dão conta que o perfil Pavão Misterioso teria conseguido as conversas em arquivos da Polícia Federal. Confira:

Glauber Braga: Dirceu,meu amigo, Palocci tá abrindo o bico, presizamos abafar atacando o Mouro. Zé Dirceu: toda solidariedade do mundo à você nesse episódio, estamos num trem desgovernado e não sei o que nos espera, realmente Palocci não aguentou. Glauber Braga: a única certeza é que estaremos juntos, Ivam precisa de mais orientações, da um comando tá com medo já !

Zé Dirceu: ando muito preocupado com uma possível volta da lava jato com muito mais força, Gilmar vai atacar também vai desviar o foco. Glauber Braga:Viu lá Gilmar foi bem na Globo News, precisamos de divulgar mais fazer barulho nas mídias, providencia isso. Sim, os militantes do PSOL já estão a todo vapor. Precisamos abafar a delação do Palocci nas mídias com maior quantidade, caso contrario cai tudo por terra é Moro na mídia.

Diálogo entre Glauber Braga e José Dirceu foi divulgado pelo The Intercept Brasil?

A informação caiu como uma bomba em meio ao escândalo da série de reportagens do The Intercept Brasil sobre as conversas de Moro e Dallagnol. As publicações acabaram viralizando nas redes sociais e geraram diversos comentários. Porém, a dúvida que permanece é: será que a conversa entre José Dirceu e Glauber Braga é verdadeira e teria sido divulgada pelo Intercept Brasil? A resposta é não e os detalhes você confere a seguir.

Vamos lá! Ao ler a suposta conversa vazada entre os dois políticos e as publicações que compartilhavam a mensagem, percebemos alguns detalhes estranhos. As publicações são vagas, (muito) alarmistas e possuem erros de português (na própria conversa, que vão além de erros de digitação, deixando dúvidas sobre a troca de mensagens ser real).

Resolvemos, então, buscar pelas fontes citadas nas mensagens. Entretanto, em nenhum dos sites encontramos notícias sobre a suposta conversa. No Intercept Brasil, existem apenas duas reportagens que citam o deputado federal Glauber Braga (e nenhuma delas envolve José Dirceu). Em relação à Polícia Federal, também não encontramos nenhuma informação (e, se ela realmente existisse, com certeza, já teria virado notícia). Por fim, também não existe nenhuma menção ao caso no perfil do Pavão Misterioso (que, nas últimas semanas, também tem publicado mensagens de caráter duvidoso).

Em resumo: a história que diz que o site The Intercept Brasil publicou uma conversa entre José Dirceu e Glauber Braga é falsa! Além do caráter duvidoso da suposta conversa, a própria falta de provas nas fontes citadas já indica que a mensagem, na realidade, trata-se de uma fake news. Sendo assim, não compartilhe! Até a próxima.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.