Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Decálogo de Lênin foi escrito em 1913 pelo pai do comunismo #boato

Decálogo de Lênin foi escrito em 1913 pelo pai do comunismo #boato

Boato – Lênin é o autor do Decálogo de Lênin, texto com os 10 mandamentos do comunismo. Publicação de 1913 mostra como controlar a sociedade.

Na segunda semana de outubro de 2017, um vídeo atribuído ao “diretor do Fantástico” começou a circular na internet. Em 15/10/2017, o Boatos.org desmentiu a história que dizia que o vídeo era de alguém da Globo. No texto, falamos que não entraríamos no mérito da questão “arte/pedofilia/ideologia de gênero/conservadores” descrito no conteúdo. Porém, um detalhe chamou muito atenção de alguns leitores.

Durante o vídeo, o interlocutor cita rapidamente o “Decálogo de Lênin”. Ao procurar sobre o assunto, é possível chegar a um texto que aponta que Vladimir Ilyich Ulyanov, mais conhecido como Lênin, escreveu um manifesto sobre como dominar a sociedade e que seria os 10 mandamentos do comunismo.

O Decálogo de Lênin citava os seguintes itens “dar liberdade sexual aos jovens”, “controlar meios de comunicação de massa”, “dividir a população”, “falar sobre democracia”, “colaborar para o esbanjamento do dinheiro público”, “promover greves”, “promover distúrbios”, “contribuir para derrocada dos valores morais” e “catalogar quem tem armas de fogo”. Leia o texto que circula online:

Print da notícia falsa que fala sobre Decálogo de Lênin, os 10 mandamentos do Comunismo
Print da notícia falsa que fala sobre Decálogo de Lênin, os 10 mandamentos do Comunismo

Decálogo de Lênin foi escrito em 1913 por Vladimir Lênin, pai do comunismo?

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

A tal história do Decálogo de Lênin tem servido para balizar muitos argumentos de pessoas que se consideram mais “de direita”. No momento, o “item 1”, que fala de liberdade sexual de jovens, está sendo relacionado às exposições e a pedofilia. Mas será mesmo que Lênin escreveu este texto em 1913? A resposta é não. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto que desvenda o caso está na busca pela fonte da informação. Buscando pela lista de “10 mandamentos”, não a encontramos em nenhuma publicação de Lênin. Ao buscar na bibliografia dele obras de 1913, não encontramos nenhum sinal do decálogo. 

Descobrimos também que a versão que aponta que a lista é um decálogo de Lênin não é a única existente. Em inglês, a versão mais popular é de que o texto teria sido encontrado em 1919 na cidade de Dusseldorf, na Alemanha por membros das tropas aliadas.

Ao procurar sobre a “lista de regras”, chegamos ao livro (que também está publicado neste site) “They Never said It” (Ele nunca disse isso). Como o nome da obra sugere, o livro é um compilado de citações falsas. Na página 115 da obra, que pode ser acessada aqui (em inglês), a verdadeira origem do texto é descoberta.

A lista foi publicada em 1946 na publicação britânica New World News com a “versão Dusseldorf”. Na década de 1960 (auge da Guerra Fria), publicações conservadoras norte-americanas publicaram o texto e, posteriormente, a Associação Norte-Americana de Rifles publicou que havia “conseguido” o documento da 2º Guerra. Neste meio tempo, o próprio FBI desmentiu a informação. Em 1983, o New York Times falou do boato dos “10 mandamentos”.

Não é possível saber em que momento a história “documentos encontrados na Alemanha” se transformou em “10 mandamentos para o comunismo escritos por Lênin”. O fato é que, assim como a versão desmentida no They Never Said It, a do Decálogo também é refutada em inglês.

Resumindo: apesar de muito popular na internet (havia até um Power Point nos anos 2000 que circulava por e-mail), a história que aponta que Lênin escreveu um Decálogo com 10 mandamentos do comunismo é a evolução de outra história falsa que já circulava em um período muito anterior aos boatos online. Pois é, modificar boatos não é coisa recente.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.