Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Damares Alves vai revogar a Lei Maria da Penha por pressão de evangélicos #boato

Damares Alves vai revogar a Lei Maria da Penha por pressão de evangélicos #boato

Boato – A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos Damares Alves afirmou que vai revogar a Lei Maria da Penha. Decisão ocorreu após pressão da bancada evangélica.

Toda semana tem uma história relacionada a Damares Alves para ser desmentida por aqui. Na semana passada, havia o papo de que ela iria deixar o cargo de ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Agora, o causo é outro.

De acordo com um meme que está viralizando no Facebook e no WhatsApp, Damares Alves teria decidido acabar com a Lei Maria da Penha (que visa coibir ações de violência doméstica e familiar contra a mulher). A mensagem aponta que a decisão foi motivada por pressão da bancada evangélica, pela lei ter sido criada pelo PT e porque a Bíblia apoiaria a “correção” da “varoa” pelo “varão”. Leia:

Mensagem na imagem: Por pressão da bancada evangélica Lei Maria da Penha será revogada pela ministra Damares. Esta maldita lei, é do diabo e foi criada pelo governo do PT para acabar com a família cristã. Corrigir a companheira é um direito bíblico garantido ao varão pela Palavra de Deus, e serve para manter a varoa no caminho correto e não deixar que ela de maneira algum levante a voz ou fale onde não foi chamada. Lei Maria da Penha só serve para destruir casamento ou relacionamentos e não está nas escrituras.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Comentário 1: Gente, essa “mulher” tá dizendo que a Lei Maria da Penha que protege as mulheres do feminicídio é contra a família??? Que os homens tem o direito de “corrigir” a mulher??? É isso mesmo que li, ou meus óculos venceram??? Comentário 2: Atenção Mulherada! Agora não tem mais mi mi mi … segundo a Damares a mulher tem que ser submissa ao homem, sempre … rsrsrs … Edison Oliveira Comentário 3: EU CONCORDO A LEI MARIA DA PENHA É UMA ARMA DE SATANÁS PARA DESTRUIR VIDAS. ALGUÉM DISCORDA?

Damares Alves vai revogar a Lei Maria da Penha por pressão de evangélicos?

Como foi visto, a história foi muito compartilhada na internet e gerou alguns milhares de compartilhamentos. Mas será mesmo que a ministra Damares Alves resolveu revogar a Lei Maria da Penha? A resposta é não. Vamos aos fatos.

De cara, a mensagem já nos deixa (muito) desconfiados. Além de ela ter muitas das características de boatos (vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis), a tese é, por si só, absurda.

Dentre as muitas leis brasileiras, a Maria da Penha é uma das que mais “caíram” no gosto da opinião pública. Além de expor um problema grave (a violência contra mulher), ela visa (nem sempre da forma mais eficaz) proteger as mulheres. Lutar pela revogação da lei seria igual a suicídio político para Damares e para a bancada evangélica.

Vale dizer que um ministro de Estado não pode, simplesmente, sair revogando uma lei com uma “canetada”. Se, de fato, Damares tivesse a intenção de acabar com a Maria da Penha, teria que o fazer por meio de um projeto de lei. Aliás, se a “bancada evangélica” quisesse fazer isso, nem precisaria da ministra. Seria só propor a mudança no Congresso.

Só para confirmar, revolvemos buscar pela tal história. Como era de se esperar, nada encontramos (a não ser o meme, que carrega um logotipo de uma página de humor no Facebook). Mais uma busca e descobrimos que Damares até elogiou publicamente a Lei Maria da Penha em março deste ano. Isso diminui ainda mais as chances de que há algo de real na história.

Resumindo: a história que aponta que a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos Damares Alves disse que vai revogar a Lei Maria da Penha é falsa. Não passa de mais um boato relacionado a ela que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.