Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Damares Alves pede demissão a Bolsonaro e vai deixar o cargo de ministra #boato

Damares Alves pede demissão a Bolsonaro e vai deixar o cargo de ministra #boato

Boato – A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, pediu demissão do cargo a Bolsonaro e vai deixar o governo.

Como já falamos algumas vezes aqui no Boatos.org, uma das figuras que é mais “alvo de críticas” no governo Bolsonaro é a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. O fato de ser uma das poucas mulheres no governo (parece que não, mas isso conta muito), ter posições firmes (e polêmicas, em muitos casos) e ser extremamente religiosa a faz receber críticas, ser personagem de piadas etc.

Só que, de acordo com uma notícia que circula na internet, tudo acabou. Publicações na mídia apontam que a ministra Damares Alves pediu demissão ao presidente Jair Bolsonaro. A fonte da informação seria uma matéria da revista Veja. Leia uma das versões da notícia.

Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves pede demissão. A ministra Damares Alves, responsável pela pasta de Mulher, Família e Direitos Humanos, pediu para deixar o governo.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

De acordo com a Veja, o pedido foi feito em reunião com o presidente Jair Bolsonaro. Depois de fazer um balanço das atividades do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares comunicou que vai deixar o cargo. Alega que está cansada e precisa cuidar da saúde, que anda debilitada.

Desde que assumiu o comando da pasta, há quatro meses, a ministra enfrenta uma rotina estressante — mas com um ingrediente incomum: Damares recebe ameaças de morte. Com isso, ela abandonou sua residência, em Brasília, e passou a morar num hotel, cujo endereço é mantido em segredo […]

Damares Alves pede demissão a Bolsonaro e vai deixar o cargo de ministra?

É claro que não faltou gente comentando a tal informação. Muitos comemoraram, outros lamentaram e nomes (como de Magno Malta ou Marco Feliciano) já começaram a ser especulados para a vaga. Mas será mesmo que a ministra Damares Alves vai sair do governo? Pelo menos por enquanto, a informação não procede. Vamos aos fatos.

Em meio ao monte de informação que circulou na internet, a primeira coisa que resolvemos fazer foi ler a tal matéria da Veja. De cara, descobrimos duas coisas: 1) matéria não fala, em momento algum, em saída imediata. O próprio título da versão impressa (Preparando a Saída) denota isso. 2) A matéria fala que, fato, Damares pediu a Bolsonaro “para sair”.

|Ou seja: ao consultar a fonte original da informação, conseguimos “matar” 50% do boato (de que Damares teria deixado o governo). Pois bem, os outros 50% (que Damares pediu para sair) foram desmentidos pela própria ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Assim que a matéria original foi publicada, republicada e até distorcida, a própria ministra veio ao Twitter para afirmar que não pediu demissão e que continua no cargo (apesar de reconhecer que “fica até quando a saúde aguentar”). Leia mensagem e assista a vídeo (vale dizer que a própria ministra não chamou a matéria da Veja de fake news e sim de “um mal-entendido”):

Esclareço que não pedi para deixar o governo. Fico até quando o presidente @jairbolsonaro quiser e Deus me der saúde. E olha, tenho muita. Também estou com muita disposição para ajudar a mudar o país.

Resumindo: mesmo que por enquanto (sabe como é, tudo pode mudar), a informação que aponta que a ministra Damares Alves saiu do governo e pediu demissão para Bolsonaro não procede. Não sei se dá para classificar como fake news, mas por enquanto essa história é só boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.