Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Crivella diz que Rio foi castigado com dilúvio por causa do carnaval #boato

Crivella diz que Rio foi castigado com dilúvio por causa do carnaval #boato

Boato – Depois das fortes chuvas no Rio de Janeiro, o prefeito Marcelo Crivella (PRB) afirmou que o dilúvio foi castigo por causa do carnaval.

Os últimos dias não têm sido muito fáceis para o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB). Depois de ser criticado por viajar para fora do Brasil durante o carnaval, estar ausente durante a decisão da intervenção no estado do Rio de Janeiro e ver a capital passar por fortes chuvas em duas oportunidades, começou a circular na web uma declaração, no mínimo, polêmica dele.

De acordo com postagens que viralizaram no Facebook e o Twitter, Crivella teria, durante entrevista para uma “rádio religiosa”, afirmado que já sabia quem era o culpado pelas tempestades: o pecado do carnaval. “Em rádio religiosa, Crivella diz que por conta do pecado do carnaval, Rio foi castigado com dilúvio”, diz o texto.

Crivella diz que Rio foi castigado com dilúvio por causa do carnaval?

Uma das postagens que vimos no Facebook teve 4 mil compartilhamentos em dois dias. Já um post com a mesma frase curta foi replicada 1,6 mil vezes em um dia no Twitter. Isso sem contar das pessoas que publicaram a informação, digamos, ao vento. Mas será mesmo que o prefeito disse isso? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Pelo que vimos, essa história é um legítimo “telefone sem fio”. Tudo começou com uma entrevista em que Crivella deu, de fato, uma declaração polêmica sobre as chuvas no Rio. Com um otimismo criticado (principalmente nesta matéria da Globo), ele afirmou que “depois do dilúvio, vamos ver o arco-íris no céu”. Leia a declaração completa de Crivella:

“Tivemos uma tempestade que nunca tivemos no Rio de Janeiro na quarta-feira, uma tempestade que, segundo especialista, nunca tinha ocorrido antes na cidade. Mas eu tenho fé em Deus que nós vamos vencer todas essas dificuldades e superar esse nosso difícil processo de evolução civilizatória. Tenho certeza de que vamos alcançar o aperfeiçoamento econômico, social e até espiritual da nossa população. E, graças a Deus, depois do dilúvio, vamos ver o arco-íris no céu”.

Assim que a matéria foi publicada, a tal frase sobre “castigo no carnaval” começou a ser atribuída a Crivella. Primeiro: o texto segue, no mínimo, duas características de boatos: é vago e alarmista. Segundo: os textos que circulam na internet se limitaram a apontar que Crivella teria dado a tal declaração a “uma rádio religiosa”, mas ninguém postou um áudio com as palavras dele.

Mesmo sem as postagens do Facebook mostrando a “prova” de que Marcelo Crivella teria falado sobre carnaval e castigo, tentamos dar mais uma chance e “procurar pela fala”. Como você deve imaginar, não achamos a tal declaração.

Agora vamos racionar: a Globo “bateu no Crivella” nesta semana por causa de uma declaração que fala “arco-íris após o dilúvio”. Você acha que, se, de fato, ele tivesse falado em se corretamente ou não) no prefeito do Rio. 3) Se, de fato, Crivella tivesse falado em “castigo do pecado do carnaval”, uma matéria não seria publicada.

Resumindo: a informação que aponta que o prefeito Marcelo Crivella falou que o Rio foi castigado por um dilúvio por causa do carnaval não tem nenhuma prova que a sustente (como uma gravação), “brotou em redes sociais” e não está publicada em nenhuma fonte séria. Logo, podemos afirmar que se trata de um boato criado após outra fala polêmica dele.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.