Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Confisco da poupança será colocado em prática se esquerda ganhar eleições #boato

Confisco da poupança será colocado em prática se esquerda ganhar eleições #boato

Boato – Se o PT, Ciro ou “qualquer um de esquerda” ganhar as eleições de 2018, projeto de lei que prevê poupança solidária e confisco de bens será colocado em prática.

Existem aqueles tipos de boatos que, volta e meia, circulam na internet. Tem o caso dos “sequestros das crianças” (boato gravíssimo, por sinal), “dos vídeos que formatam celular”, “do compartilhamento para ajudar crianças doentes” etc. Um desses “boatos clássicos” que estava “sumido” era a ameaça de confisco da poupança. Estava, não está mais.

Circula na internet a informação de que o confisco da poupança (ou de bens) será colocado em prática “se a esquerda ganhar”. A mensagem aponta que se Fernando Haddad (PT), Ciro Gomes (PDT) ou “qualquer outro de esquerda” vencer as eleições um projeto que prevê o confisco será aprovado.

A mensagem conta com o link do projeto de lei 137/2004 para fortalecer a tese e aponta, ainda, que a proposta prevê um limite máximo de gastos mensais para as pessoas. Tudo que excedesse esse limite iria para uma “poupança fraterna” e seria devolvido em 14 anos. Leia a mensagem que circula online (cortamos um trecho porque é gigantesca):

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Esta não é uma notícia falsa. Está no site da Câmara dos Deputados – PT tem projeto para confisco de bens. Leiam se não querem transformar isto em uma Venezuela. CONFISCO DA POUPANÇA. SÓ VAI MUDAR O NOME: POUPANÇA SOLIDÁRIA* É ISSO, DENTRE OUTROS CONFISCOS DE PROPRIEDADE PRIVADA, QUE VAI ACONTECER SE A ESQUERDA GANHAR AS ELEIÇÕES. *AMEAÇA REAL!*

Vamos relembrar o *Projeto de Lei 137/2004, do PT,* que ELES ESTÃO DOIDOS PARA TRAMITAR!! Hoje encontra-se na Camara dos Deputados! Alguém lembra do confisco da poupança idealizado por Zélia Cardoso de Melo? **Esse Projeto, do “PT”,* *tem o mesmo princípio, só que pior!! […]

*Votar no PT, ou Ciro, ou qualquer um de Esquerda, significa automaticamente a aprovação desse projeto de lei que confiscará a renda e a poupança de todos os Brasileiros.* *Isso é DESASTROSO, se eles são capazes de esfaquear um candidato concorrente, imagine do que serão capazes se forem ELEITOS!*

E vcs acham que este dinheiro confiscado seria mesmo para acabar com a desigualdade no nosso país ou para bancar o comunismo já implantado, onde todos os cidadãos passão a viver na pobreza, enquanto os líderes se transformam nos homens mais ricos do mundo??

Confisco da poupança será colocado em prática se esquerda ganhar eleições?

Com tanto “boato novo” surgindo durante as eleições, a gente fica até meio na dúvida se “gasta cartucho” desmentido histórias que já estão no Boatos.org. Desta vez, resolvemos desmentir novamente. Só por esse comentário, você já deve imaginar que essa história de confisco é falsa. Vamos lá.

Vamos fazer uma contextualização do caso. De fato, houve um projeto (como aponta o link da Câmara) em 2004 que previa a “poupança fraterna”. O criador da proposta foi o deputado Nazareno Fonteles (PT-PI). Assim que a proposta foi colocada em discussão, as primeiras críticas apareceram.

A prova disso é que, de acordo com a ficha de tramitação, ele sequer foi votado na Comissão de Finanças e Tributação (CFT). O projeto foi rejeitado em 2005 pelo relator Max Rosenmann (PMDB-PR). Em 2007, a proposta foi arquivada. Fonteles nunca mais tentou propor nada parecido no período em que esteve como deputado (até 2014).

Deu para entender. As pessoas estão falando de um projeto, mas só estão se esquecendo de um detalhe: ele já foi arquivado. Vale dizer que, se o regimento interno Câmara continuar igual para a próxima legislatura, não há chances de ele ser desarquivado. Isso porque apenas o autor da proposta pode pedir o desarquivamento e Fonteles não é mais deputado. Tudo isso que escrevemos hoje já foi explicado em um conteúdo publicado lá em 2014. Você pode dar uma conferida (inclusive falamos que o mesmo boato já havia circulado em 2006) aqui.

Já deu para ver que o projeto não pode ser desarquivado. Mas tem mais um detalhe a se esclarecer: será que Haddad, Ciro e outros têm como plano de governo confiscar a poupança? Pelas nossas pesquisas, a resposta é não. Ou seja: a tal tese só existe no mundo do zapzap e do feice. Só para terminar e não deixar passar batido: a mensagem tem as principais características de boatos online e já por essa característica merece uma segunda checagem.

Resumindo: a história que aponta que a esquerda vai confiscar a poupança das pessoas se Haddad, Ciro e outros forem eleitos é falsa. Além de o projeto citado na mensagem já estar “morto”, nenhum dos programas de governo dos candidatos citados preveem a tal “poupança fraterna”.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164