Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Comparação de prédios do CDHU prova que era Bolsonaro é melhor do que era Lula #boato

Comparação de prédios do CDHU prova que era Bolsonaro é melhor do que era Lula #boato

Comparação de prédios do CDHU prova que era Bolsonaro é melhor do que era Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra prédios do CDHU da era Lula e da era Bolsonaro e prova que conjuntos habitacionais de Bolsonaro são melhores.

Uma das enormes dificuldades do brasileiro (e, consequentemente, das estratégias do governo federal) é o acesso à moradia. Por conta disso, diversas pessoas acabam em lugares de risco, em estado de vulnerabilidade.

Recentemente, o excesso de chuvas em São Paulo (SP) escancarou o problema, ao atingir dezenas de pessoas em áreas de risco. E mesmo com programas habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida, o problema ainda persiste.

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada na internet, os conjuntos habitacionais têm evoluído (e muito), depois que o governo federal assumiu o poder. Segundo um homem que aparece em um vídeo que viralizou nas redes sociais, os conjuntos habitacionais construídos pelo governo Lula são muito inferiores aos entregues, atualmente, pelo governo Bolsonaro. Ainda segundo o homem, os prédios do CDHU da era Bolsonaro teriam parquinho, quadras de futebol e até piscina, além de serem mais modernos. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: “Olha só como é que é. Ó, CDHU na era Lula. Na era Lula, olha lá a diferença, ó. Aí, tão construindo aqui, vão fazer mais duas torres. Isso aí na era PT, tá? Na gestão do Bolsonaro, ó como o CDHU é. Olha a diferença, seus esquerdista filho da ****. Olha aí a diferença, tem quadra, tem parquinho. Do outro lado, tem piscina, garagenzinha, portão automático. Eu tô no sétimo andar. Ali era PT e aqui na gestão do Bolsonaro. CDHU também, ó. Isso aqui é CDHU. Quem é de São Paulo, sabe o que é isso. Era Bolsonaro e ali da gestão do PT. Cambada de filha da ****”. 

Versão 2: “CDHU do PT e CDHU do Bolsonaro. “SE NÃO ROUBAR TEM DINHEIRO PARA FAZER MUITA COISA””. Versão 3: “Vejam o CDHU da gestão do Pr. Bolsonaro isto sim é dar dignidade ao povo, mesmo em meio a pandemia, ele faz. PT NUNCA MAIS!!!!”.

Comparação de prédios do CDHU prova que era Bolsonaro é melhor do que era Lula?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e agitou os grupos bolsonaristas. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem do CDHU e da comparação desleal dos dois prédios.

Ao analisar o vídeo, percebemos que o homem peca em três pontos que, basicamente, invalidam o argumento utilizado por ele. O primeiro deles é o fato de que o homem compara dois prédios em estados diferentes, onde um é claramente mais velho do que o outro. E é fato que o homem esqueceu que o prédio mais velho, um dia já foi novo. Além disso, o homem retira os dois prédios totalmente de contexto. Não há como saber, apenas pela imagem, se o prédio é antes, durante ou depois da era Lula.

O segundo ponto é o fato do homem não levar em consideração o valor dos imóveis. O prédio novo (que não existe nenhum prova de que seja, de fato, da CDHU) é um prédio, pelas características observadas no vídeo, de maior valor de mercado. Se isso não fosse o suficiente, uma rápida busca por imagens de prédios da CDHU mostrou que existem modelos melhores e piores do que aqueles mostrados no vídeo. Ou seja, não existe um prédio “padrão Lula” e nem um prédio “padrão Bolsonaro”. O que há é a variabilidade de modelos com valores diferentes. E convenhamos, não se trata apenas de ter um prédio “mais novo ou melhor” disponível. Também se trata de ter dinheiro para poder comprar a melhor opção.

O terceiro, último e mais importante ponto é que, mesmo que tudo o que o homem disse no vídeo fosse real (de que a CDHU estivesse em um melhor momento e, com isso, teria prédios melhores), Lula e Bolsonaro não tem absolutamente nada a ver com a CDHU. Na realidade, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) é um órgão estadual. A instituição é ligada ao Estado de São Paulo e foi fundada em 1949, com o objetivo de construir e financiar moradias para a população de baixa renda do estado.

Em resumo: a história que diz que prédios da CDHU da era Lula são infinitamente piores do que os prédios da CDHU da era Bolsonaro é falsa! A comparação exibida no vídeo é desonesta. Um dos prédios é claramente mais antigo e simples. Já o outro é mais novo e muito mais bem equipado. O homem que aparece no vídeo ignora isso e também o fato de que existem modelos diferentes (alguns melhores equipados e, consequentemente, mais caros) em prédios do CDHU. Se isso não bastasse, a CDHU é um órgão estadual, que está ligado ao governo de São Paulo e não tem nada a ver com a era Lula ou Bolsonaro. Nesse caso, seria mais justo falar em era Dória e era Alckmin. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: