Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > COI convoca Dilma para a abertura das Olimpíadas e rejeita Temer #boato

COI convoca Dilma para a abertura das Olimpíadas e rejeita Temer #boato

Boato – Comitê Olímpico Internacional (COI) rejeita Temer e convoca Dilma para a abertura oficial das Olimpíadas 2016.

Se em 2014, Dilma foi vaiada durante a abertura da Copa do Mundo em São Paulo, neste ano, as coisas serão bem diferentes.

Dilma e Temer
COI convoca Dilma e rejeita Temer, diz boato

Pra quem antes era rejeitada, agora está fazendo falta. Pelo menos é o que indica uma informação que tem circulado na internet. De acordo com o texto, o Comitê Olímpico Internacional (COI) rejeitou Temer e convocou Dilma para a abertura oficial dos jogos. Leia na íntegra:

COI rejeita Temer e convoca Dilma abertura dos Jogos Olímpicos

Prestes a retornar ao cargo, a presidente eleita Dilma Rousseff foi convidada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para a abertura oficial das Olimpíadas 2016, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro no dia 05 de agosto.

Animada com a festa olímpica, Dilma se reuniu esta semana com o ministro afastado do Esporte, Ricardo Leyser, e a autoridade afastada para grandes eventos da pasta, Joel Benin, para detalhar a participação da presidente na cerimônia mundial.

De acordo com o site oficial dos jogos, serão 10,5 mil atletas de 205 países que competirão até o dia 21 de agosto. A expectativa é que 2 bilhões de pessoas assistam à abertura do evento.

O Brasil deverá receber durante os Jogos do Rio 2016 cerca de 100 chefes de Estado e de Governo.

A presença de Dilma na abertura do evento, portanto, significará o reconhecimento de sua legitimidade e o repúdio internacional ao golpe de Estado perpetrado pelo vice Michel Temer (PMDB).

A comissão do impeachment prevê votação sobre o afastamento definitivo ou não de Dilma no início de agosto. Por isso o desespero dos golpista em acelerar o golpe de Estado no Congresso Nacional.

COI convoca Dilma e rejeita Temer?

Que a fama do governo Temer não anda muito boa, depois da queda de três ministros no primeiro mês de governo, isso ninguém pode negar. Mas, como nem tudo nessa história é verdade, o Boatos.org resolveu checar as informações repassadas na internet. Veja o que encontramos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Primeiro, o presidente do COI, Thomas Bach, declarou nesta terça-feira (21) que ficaria “feliz” em ver a presidente afasta Dilma Rousseff nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Porém, isso não significa que Dilma irá ocupar o lugar de Temer.

Tanto que o próprio presidente interino Michel Temer disse que não teria qualquer objeção à presença da presidente afastada na abertura do jogos. E afirmou que esse é um assunto que não lhe cabe definir.

Além disso, a decisão de convidar ou não a presidente afastada cabe ao comitê Rio-2016, responsável pela organização da Olimpíada no Brasil, e não ao COI. O presidente do comitê organizador da Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, afirmou que vai discutir com o COI e Temer sobre a presença de Dilma. Contudo, a abertura dos jogos deve ser declarada por Temer, que ocupa interinamente o cargo.

Resumindo: a história de que COI convoca Dilma para a abertura das Olimpíadas e rejeita Temer é #boato. É possível e até provável que ela seja chamada, mas não é o COI que “convoca” e não será no lugar de Temer.