Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Coca-Cola vai deixar o Brasil por causa do aumento de imposto #boato

Coca-Cola vai deixar o Brasil por causa do aumento de imposto #boato

Boato – Após o governo Temer diminuir o valor dos subsídios para as empresas de refrigerantes, a Coca-Cola disse que sairá do Brasil.

Já discutimos em diversos textos o quanto a preocupação com a saúde acaba induzindo as pessoas a caírem em balelas na internet. O mesmo acontece com as preferências politicas e partidárias dos indivíduos que também os levam a acreditar facilmente em certas mentiras.

Imaginem o pacotão de “possibilidades” quando o caso envolve saúde e política. O quê? Bom, recentemente se instaurou uma polêmica no Brasil envolvendo esses dois temas imãs de boataria. No caso, o assunto ligado a refrigerantes e incentivos fiscais é que está causando certo “reboliço” na internet.

Acontece que em junho deste ano o Governo Federal divulgou um decreto que diminuiu os incentivos fiscais ( descontos de impostos, para dizer de uma forma mais simples) das empresas de refrigerante que se concentram na Zona Franca de Manaus (Amazonas). Como era de se esperar, as empresas não gostaram nada disso, afinal significa redução de seus lucros por causa de impostos, e aí começou um certo “diz-que-me-disse” na própria imprensa brasileira.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Uma das matérias que mais repercutiram disse que a Coca-Cola havia ameaçado deixar o Brasil caso os incentivos fiscais não fossem restabelecidos. Confira alguns dos títulos de notícias que apareceram na grande mídia sobre o tema:

Coca-Cola ameaça deixar Brasil se não recuperar subsídio na Zona Franca/ Coca-Cola ameaça deixar o Brasil se governo não reduzir imposto/ Coca-Cola chantageia governo e ameaça sair do Brasil para continuar sem pagar IPI/ Por que a Coca-Cola colocou Temer na parede.

E a Coca-Cola vai deixar o Brasil por causa do aumento de imposto?

Talvez pelo tom da matéria ou porque brasileiro adora exagerar, não demorou muito e começaram a dizer que a empresa vai deixar o país (percebam a sutil mudança: primeiro disseram que era ameaça, depois virou certeza, “vai deixar”). Mas e aí?

Apesar de algumas discussões que verificamos nos comentários das matérias, com gente de um lado feliz pela saída da Coca-Cola e do outro criticando ferrenhamente o decreto de Temer, a resposta para esta pergunta é bastante objetiva: não vai.

Diante da repercussão do material divulgado na imprensa e de como as pessoas rapidamente começaram a dizer que a Coca-Cola iria deixar o Brasil ou que havia ameaçado, a empresa se viu na obrigação de esclarecer que isto não aconteceria. Em nota, a Coca-Cola divulgou o seguinte:

“Reiteramos que a Coca-Cola Brasil não tem planos de deixar a Zona Franca de Manaus, de onde, há 28 anos, sai o concentrado utilizado na produção de várias de nossas bebidas pelas 36 fábricas instaladas no país. O nosso compromisso com o Brasil é sólido e de longo prazo, numa trajetória que já soma 76 anos […]”.

Pensando logicamente sobre o assunto, também não seria viável para a Coca-Cola realmente deixar o país. Se o fizesse a empresa não conseguiria fugir dos impostos e teria que pagar taxas de importação para ter seus produtos circulando em território brasileiro.

Além disso, nem a Coca-Cola nem a indústria dos refrigerantes estão de fato ameaçadas pelo decreto que reduz os incentivos fiscais. Isso porque o decreto precisa ser votado no Congresso, e no Senado já foi até aprovado um projeto que restabelece os benefícios ao setor de refrigerantes.

Portanto, a Coca-Cola não vai deixar o Brasil por causa do aumento de imposto. Houve um descontentamento por parte da indústria de refrigerantes que acabou virando especulação em matérias da imprensa e isso rapidamente se transformou na história sore a “ameaça da saída” da empresa do Brasil. Porém, a própria Coca-Cola esclareceu que isso não é verdade e pronto. Ou seja: não vai sair e, se ameaçou, não temos provas.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164