Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > China diz que águas brasileiras são chinesas após acordo com Dilma #boato

China diz que águas brasileiras são chinesas após acordo com Dilma #boato

Boato – Chineses atacaram um barco brasileiro em águas brasileiras porque Dilma assinou acordo que doou parte do nosso litoral para o governo da China.

Quem está atento ao noticiário internacional sabe que os Estados Unidos e a China estão em guerra, não bélica, mas sim uma guerra comercial. Através de tarifas de importação e aumento de impostos, os dois países têm dificultado a compra e venda de produtos entre eles e, consequentemente, influenciado nos mercados do mundo inteiro.

Mas, segundo uma história que estão compartilhando incansavelmente no Facebook, não é só com os Estados Unidos que os chineses estão “arrumando confusão”. De acordo com postagens e uma notícia compartilhada na web, o governo da China disse que as águas brasileiras são chinesas e até atacou uma embarcação brasileira na nossa própria costa. Confira parte da mensagem:

Confira o desmentido em vídeo:

CHINA DIZ QUE AS ÁGUAS BRASILEIRAS AGORA SÃO CHINESAS E QUASE AFUNDA BARCO BRASILEIRO […] EMBAIXADOR DA CHINA EXPLICA O ATAQUE A BARCO DO BRASIL. Segundo o embaixador da China no Brasil Li Jinzhang quem invadir área de pesca Chinesa foi o barco brasileiro Oceano Pesca I; mesmo estando na costa do Brasil já que no Governo Dilma foi assinado um tratado onde o Brasil cedeu por 25 anos parte da costa brasileira para pesca chinesa.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Isso é muito serio pois parece ser um recado chines ao novo presidente…um recado bélico…teremos enfrentamento de forças internacionais na Amazônia? Em um plano bem elaborado para tomarem nossas terras ? Temos que manter as forças russas, americanas e chinesas lonje daqui! Cliquem no link e assinem o blog, não querendo deixar o telefone, coloquem qualquer numero, mas confirmem a assinatura no seu e mail. Muito Obrigado!!

China disse que águas brasileiras são chinesas após acordo com Dilma?

Que história bizarra não? Parece até coisa de filme, cena de guerra no mar com trilha sonora de suspense, tipo o filme Durkirk. Mas, fora a semelhança com o cinema, é verdade que a China disse que águas brasileiras são chinesas e que eles atacaram um barco brasileiro? Não é verdade, mas também é. Oi? Calma, vem junto que nós vamos explicar tudo.

É verdade que um barco chinês atacou uma embarcação de pesca brasileira. A história foi noticiada e aconteceu com o barco Oceano Pesca I enquanto ele estava pescando atum. A embarcação chinesa se aproximou e bateu no barco brazuca que precisou retornar à costa antes do previsto por causa de avarias no casco. E é isso. É aí que termina a parte verídica da história.

Nas publicações que estão sendo replicadas todas as informações que explicam o ataque foram retiradas dessa matéria: Barco brasileiro atacado por embarcação chinesa em alto-mar. Na verdade foram copiadas ipsis literis dessa notícia.

Agora vamos esclarecer a parte que é mentira (a que nós mostramos acima). Não há nenhum relato ou publicação em sites confiáveis que mencione que a China disse que as águas brasileiras pertencem a eles. Aliás, o ataque não aconteceu em águas brasileiras, mas sim em águas internacionais, há mais de 160 quilômetros de distância de Fernando de Noronha. Ou seja, em alto-mar, não a costa do Brasil. Vale dizer que o barco chinês que atacou o brasileiro é “particular” (assim como o barco brasileiro). Isso elimina a hipótese de “ação de governo”.

Quanto à informação sobre a Embaixada da China, tudo balela também. Ao site de fact-cheking Aos Fatos, representantes do órgão informaram que o embaixador chinês Li Jinzhang não se pronunciou sobre o ataque. Além disso, não existe nenhum tipo de acordo assinado por Dilma em que ela doou águas brasileiras por 25 anos. Algo assim teria sido largamente coberto pela imprensa durante o governo da ex-presidente e não encontramos simplesmente nada mencionando tal “doação” (ou venda).

Para finalizar, basta uma olhada no texto – na parte que não é a cópia da notícia sobre o ataque – para perceber diversos erros de ortografia, o tom alarmista e até o clássico pedido de compartilhamento. Ou melhor, pedido de assinatura de e-mail para o blog, o que dá na mesmo.

Portanto, não é verdade que a China disse que as águas brasileiras são chinesas. Não houve acordo com a Dilma para fazer tal doação e, embora um barco brasileiro tenha realmente sido atacado por uma embarcação chinesa, isso não ocorreu na costa do Brasil, mas sim em alto-mar. Uma parte da história é cópia e a outra é totalmente #boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.

Confira também: 11 fake news sobre a China que circularam na web em 2020