Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Charlie Hebdo publica charge de Bolsonaro fazendo cocô na bandeira do Brasil #boato

Charlie Hebdo publica charge de Bolsonaro fazendo cocô na bandeira do Brasil #boato

Charlie Hebdo publica charge de Bolsonaro fazendo cocô na bandeira do Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Depois de declaração sobre “ir ao banheiro um dia sim, um dia não”, Bolsonaro foi retratado pela revista francesa Charlie Hebdo fazendo cocô na bandeira do Brasil.

Nas últimas semanas, o presidente Jair Bolsonaro tem dado diversas declarações polêmicas. Um dos “tópicos prediletos” do “mito” tem sido o meio ambiente. Dentre todas as falas, a mais escatológica foi a relacionada a ir ao banheiro a cada dois dias. A declaração rendeu manchetes aqui no Brasil e muita discussão na internet. E, de acordo com algumas publicações de perfis e sites contrários ao ex-presidente, ela chegou até a revista Charlie Hebdo.

Textos e posts apontam que a revista fez uma charge de Bolsonaro defecando próximo à bandeira do Brasil. Em alguns casos, foi informado que a charge foi publicada na edição de 14 de agosto de 2019 da revista. Leia algumas mensagens que circulam online:

Versão 1: De tanto falar em cocô, Jair Bolsonaro teve sua imagem relacionada ao ato de defecar de forma irônica por nada menos que Charlie Hebdo. Pode ou não pode hoje ??? Versão 2: Ao que parece, o feitiço virou contra o feiticeiro. De tanto falar em cocô, Jair Bolsonaro teve sua imagem relacionada ao ato de defecar de forma irônica por nada menos que Charlie Hebdo, veículo francês conhecido mundialmente por suas tiras e cartuns satíricos. Versão 3: Bolsonaro é retratado por cartunista francês na Charlie Hebdo fazendo “cocô em todo mundo”. Versão 4: Jornal francês Charlie Hebdo mostra charge de Bolsonaro fazendo cocô na bandeira do Brasil

Charlie Hebdo publicou charge de Bolsonaro fazendo cocô na bandeira do Brasil?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Não faltou gente espalhando aos quatro cantos a tal publicação. Só há um detalhe: apesar de a charge ter saído em uma revista francesa, ela não foi publicada na Charlie Hebdo. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Quando nos deparamos com a publicação já ficamos desconfiados. Isso porque, desde quando ocorreu o atentado contra jornalistas da Charlie Hebdo, o nome da revista tem sido utilizado em diversas charges relacionadas à política brasileira. Já de falamos charges envolvendo o STF (aqui e aqui), de Lula, Dilma, Renan Calheiros e até dos artistas brasileiros do filme Aquarius.

Justamente por causa dessa desconfiança resolvemos buscar pelas publicações da revista francesa. Como era de se imaginar, não encontramos referência alguma a Bolsonaro. Vale dizer que em se tratando de uma revista distribuída em francês, a lógica é que as charges sejam relacionadas à política local. Uma charge de Bolsonaro sairia em uma “versão online”, o que não achamos.

Olhando a imagem com mais detalhes, percebemos a assinatura de Nicolas Tabary. Ao procurar por mais detalhes, chegamos a um cartunista francês (você pode ver mais detalhes da biografia dele aqui). Mais uma busca e chegamos à pagina do Facebook de Tabary e a publicação original, que pode ser vista aqui.

Na postagem, não há qualquer referência à Charlie Hebdo. Por isso mesmo, resolvemos perguntar ao monsieur Nicolas Tabary se a publicação foi feita na revista. A resposta foi a seguinte: “Minhas ilustrações não foram publicadas no Charlie Hebdo, mas sim no Hebdo de Charente-Maritime. Alguns dos seus companheiros jornalistas cometeram um erro”.

Resumindo: a história que aponta que o Charlie Hebdo publicou uma charge de Bolsonaro é falsa. A ilustração de autoria de Nicolas Tabary saiu no Hebdo de Charente-Maritime. Se for para compartilhar, dê o crédito certo ao autor.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.