Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Charge da revista Time mostra Bolsonaro defendendo o Brasil do comunismo #boato

Charge da revista Time mostra Bolsonaro defendendo o Brasil do comunismo #boato

Boato – Revista norte-americana Time publicou charge em que o presidente Jair Bolsonaro defende o Brasil do comunismo.

Há quase cinco meses a frente da Presidência da República, Jair Bolsonaro já coleciona crises. Protestos pela educação, falta de articulação política e escândalos envolvendo a família são algumas das turbulências enfrentadas pelo capitão reformado.

No meio disso tudo, uma imagem que circula online reforça o elo entre o presidente e os eleitores mais conservadores. Segundo a publicação, a revista norte-americana Time publicou uma charge onde Bolsonaro aparece defendendo o Brasil do comunismo. Leia o que dizem as mensagens:

Texto na imagem: Charge publicada na revista Americana Time. E de longe a melhor expressão que já vi sobre a nossa situação atual. Parabéns ao criador. Mensagem: REVISTA TIME PUBLICA CHARGE DO QUE É O BRASIL HOJE. PARABÉNS À REVISTA AMERICANA.

Charge da revista Time mostra Bolsonaro defendendo o Brasil do comunismo?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A ida de Bolsonaro para Dallas deu força para a publicação e fez a imagem viralizar. Mas será mesmo que uma charge da revista Time mostra Bolsonaro defendendo o Brasil do comunismo? A resposta é não. Entenda os porquês.

De cara, a mensagem já levanta suspeitas. Isso porque carrega as principais características de boatos. É vaga, alarmista, não cita fontes confiáveis e possui erros de português. Mas não é só isso: Bolsonaro e a Time já foram protagonistas de boatos online. Um deles apontava o presidente como capa da revista. O outro falava em uma votação personalidade do ano (vale dizer que a votação existiu, mas viralizou depois de encerrada).

Ao buscar mais informações sobre o assunto, descobrimos que, apesar do presidente ter sido considerado uma das 100 pessoas mais influentes da Time (não na capa), a charge nunca existiu. Aliás, ao ler o perfil é possível notar que é improvável que a revista tenha feito tal defesa. No próprio texto, a Time manteve um tom mais neutro e até crítico a Bolsonaro, ao contrário do que sugere a charge.

Com isso, resolvemos buscar pela imagem. Na busca, descobrimos que trata-se de um famoso meme chamado “The Silent Protector”. A ilustração, criada em 2016, representa um soldado levando mísseis e bombas nas costas para proteger uma criança. PC Siqueira, Flávio Bolsonaro e o empresário Flávio Rocha também foram personagens do meme. Vale dizer que nenhuma das ilustrações (nem a original e nem a de Bolsonaro) foram publicadas na Time.

Resumindo: a informação que aponta que a charge da Time mostrou que Bolsonaro defendeu o Brasil do comunismo é falsa. A história é fruto de um meme famoso e não tem nada a ver com a revista. Ou seja, boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.