Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ceasa de Belo Horizonte está desabastecido por causa de quarentena do coronavírus #boato

Ceasa de Belo Horizonte está desabastecido por causa de quarentena do coronavírus #boato

Ceasa de Belo Horizonte está desabastecido por causa de quarentena do novo coronavírus, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o Ceasa de Belo Horizonte desabastecido. Esse seria o resultado da quarentena do coronavírus e mostra que Bolsonaro tem razão.

No dia 31 de março, o presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento em rede nacional em que suavizou o discurso em relação aos pedidos do fim de quarentena do novo coronavírus. A atitude (que causou alívio em algumas pessoas) acabou manchada por um vídeo postado pelo presidente em suas redes sociais.

De acordo o vídeo, o Ceasa de Belo Horizonte estaria completamente desabastecido por causa da quarentena do novo coronavírus. “Se o Ceasa está desabastecido…. estamos lascados…”, diz uma das versões da mensagem. “Em Belo Horizonte o CEASA está desabastecido”, aponta outra. “Não é um desentendimento entre o Presidente e ALGUNS governadores e ALGUNS prefeitos. São fatos e realidades que devem ser mostradas. Depois da destruição não interessa mostrar culpados”, aponta uma terceira versão, publicada pelo presidente. Leia a transcrição do vídeo (feita automaticamente):

31 de março de 2020 eu tô aqui no Ceasa de Belo Horizonte dá uma olhada aí gente não apagada do movimento aí ó isso aqui se chama desabastecimento para você que falou depois o discurso Presidente economia no dia importante que importante é um vidas dá uma olhada nisso aí ó pois é o homem também mata Fome esperando o carro também mata Ok não esquece disso não é para você que estava com a com a Santinha no banco lá tem dinheiro no banco que acha que tá tudo bem porque você tem reserva financeira não esqueça quem não tem dinheiro passa fome mas quem tem dinheiro e não tenho que comprar também passa fome e não vou me esquecer não tá a culpa disso aqui ó governadores viu seu presidente da república tá brigando um pensante mente para que haja uma paralisação responsável não paralisar todos os setores quem não é do grupo de risco voltar a trabalhar ok não é resguardar as pessoas que estão do grupo de risco da doença intenso de idosos Pois é isso que chama responsabilidade responsabilidade não é só olhar um lado da moeda não é olhar os dois lados tem que poderá administrar a crise que é isso que o presidente tem tentado fazer essa corja de Governador e c****** estão aí cada um consiga uma manada de burro dando tiro para todo lado querendo ganhar nome e projeção política a custa do sofrimento da população se continuar desse jeito aqui ó daqui a pouco tá todo mundo na rua gritando para voltar para trabalhar só que aí já foi quebradeira geral desemprego em massa e desespero na vida de muitas famílias

Ceasa de Belo Horizonte está desabastecido por causa de quarentena do coronavírus?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A mensagem se espalhou, também graças ao tuíte presidencial, com muita força na internet. Mas será mesmo que o Ceasa de Belo Horizonte está desabastecido por causa da quarentena do novo coronavírus? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

O que muitas pessoas que compartilharam a informação e deveriam prestar atenção é que a mensagem, assim como um “bom boato” que circula na internet, tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis.

Quando isso acontece, devemos buscar referências em fontes confiáveis. Foi o que fizemos e, logo descobrimos que a informação de que há desabastecimento no Ceasa de Belo Horizonte é falsa. Ao buscar na página oficial do Ceasa Minas Gerais, a companhia reafirmou que o abastecimento está garantido. Leia o que está escrito:

A CeasaMinas esclarece que não há qualquer desabastecimento em seus entrepostos, em razão do coronavírus (Covid-19). A empresa reafirma que têm sido mantidas todas as atividades necessárias à comercialização das mercadorias nas suas seis unidades do estado (Contagem, Uberlândia, Juiz de Fora, Governador Valadares, Caratinga e Barbacena).

A CeasaMinas informa também que realiza levantamento diário das quantidades ofertadas, preços e procedências dos produtos, dentre outros dados que permitem orientar o público acerca da situação do mercado, em especial produtores rurais, atacadistas, varejistas e outros agentes do abastecimento.

Veículos locais também desmentiram a informação de que está tudo vazio. Vamos destacar vídeos publicados por repórteres das rádios CBN (que apurou que o vídeo gravado no último sábado) e Itatiaia:

Com isso, não há mais o que falar: a história que aponta que o Ceasa de Belo Horizonte está desabastecido é falsa. Não passa de mais um boato que faz “lobby” para o imprudente fim do isolamento social como medida para combater o novo coronavírus. Em tempo: o presidente, depois que a informação foi desmentida, apagou a publicação falsa. Porém, não se retratou ou publicou a informação verdadeira.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2C0i08f