Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Cartaz “quem apoia pisca o c…” foi utilizado em manifestação contra Bolsonaro #boato

Cartaz “quem apoia pisca o c…” foi utilizado em manifestação contra Bolsonaro #boato

Cartaz “quem apoia pisca o c...” foi utilizado em manifestação contra Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra que cartaz com os dizeres “quem apoia pisca o c…” foi utilizado em manifestação contra Bolsonaro e pautas de atos de 12 setembro incluem abortar, usar drogas, não ter gênero e vacinas.

Depois das manifestações a favor Bolsonaro no meio de semana, o dia 12 de setembro vai ser marcado por um protesto contra o presidente da República. Sob a organização de movimentos de centro e de direita, a manifestação tem um pauta: pedir a saída do presidente Jair Bolsonaro.

Na véspera das manifestações, um vídeo está sendo promovido em redes sociais e no WhatsApp como se fosse do evento. Uma parte do vídeo usa uma imagem com um cartaz que tem os dizeres “quem apoia pisca o c…”.

O vídeo ainda cita que pautas da manifestação são, por exemplo, abortar, usar drogas, não ter gênero, vacinas, uso neutro e educação LGBTQIA+. Leia os dizeres no vídeo e alguns comentários que o acompanham:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Texto no vídeo: Quem apoia pisca o c… Dia 12 de setembro. Fora Bozo: vai ser lindo. Convidamos todas, todos, todes, todxs, fora Bozo, fora Bolsonaro. Vem pra ruas 12/09. Fora Bolsonaro.

Comentário 1: ATENÇÃO TODOS DA ESQUERDA/PTISTA NÃO PERCAM À GRANDE PASSEATA DIA 12/Set QUEM APOIA PISCA O CÚ ( FORA BOLSONARO ) Comentário 2: Você que acha o Bolsonaro ruim….dia 12 vai ter protesto dos Esquerdistas…vai lá e faça parte dessa turma! Comentário 3: TODOS JUNTOS EM UMA SÓ VOZ! QUEM APOIA PISCA O CÚ! NÃO PERCAM NOSSO GRANDE JUMENTAÇO DA ESQUERDA DIA 12!

Cartaz “quem apoia pisca o c…” foi utilizado em organização da manifestação de 12 de setembro contra Bolsonaro?

O vídeo se espalhou com muita força na internet, mas não em perfis que apoiam a manifestação. Ele se espalhou em grupos favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro. O que nem todos se atentaram é que o cartaz que “puxa o vídeo” não tem nada a ver com manifestações contra o presidente e as pautas para 12 de setembro não são a dos vídeos.

Não é de hoje que imagens “fortes” são utilizadas erroneamente para descrever manifestações. Já desmentimos boatos de fotos e vídeos utilizados de forma errada em manifestações a favor de Bolsonaro no Rio de Janeiro e Vitória e até em uma manifestação na Argentina.

Assim como nos casos citados, o vídeo do “quem apoia pisca o c…” nada tem a ver com um protesto contra Bolsonaro. Na realidade, o vídeo sequer é recente. Ele é, na realidade, de uma manifestação realizada em 2013 chamada Marcha das Vadias no Rio de Janeiro. A manifestação ocorreu durante a Jornada Mundial da Juventude na cidade.

Vale apontar que outras imagens (as mais “fortes” do vídeo) também são do evento. Também é importante apontar que o vídeo que está circulando não é da “organização” do ato contra Bolsonaro (provavelmente, foi feito por um bolsonarista) e que as pautas descritas nele (com exceção de “Fora Bolsonaro”) não estão inseridas na manifestação.

Resumindo: além de o vídeo em questão não ser de “promoção dos protestos de 12 de setembro” contra Bolsonaro, a imagem do cartaz com os dizeres “quem apoia pisca o c…” nada tem a ver com uma manifestação contra o presidente da República.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso