Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Carlos Bolsonaro postou foto com arma e flores minutos após a morte de Marielle #boato

Carlos Bolsonaro postou foto com arma e flores minutos após a morte de Marielle #boato

Carlos Bolsonaro postou foto com arma e flores minutos após a morte de Marielle, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Internautas descobriram tuíte de Carlos Bolsonaro publicado minutos após a morte de Marielle Franco. Na postagem, ele segura um buquê de flores e uma arma.

Desde que o nome do presidente Jair Bolsonaro foi citado pelo porteiro do condomínio que ele mora no inquérito que apura a morte de Marielle Franco, muito tem se falado sobre o assunto. Entre informações contraditórias (como a do próprio porteiro) e exploração política do caso, acusações circulam por aí. E a última envolve o nome de Carlos Bolsonaro, filho do presidente.

De acordo com mensagens que circulam na internet, Carlos Bolsonaro teve uma atitude considerada suspeita no dia da morte de Marielle Franco. Ele teria posado com flores e um revólver minutos depois do assassinato da vereadora. A informação se espalhou pelo Twitter e foi até destaque em um site contrário ao presidente. Leia a mensagem que acompanha a postagem:

Eis a foto postada por Carlos Bolsonaro minutos após o assassinato de Marielle Franco. Ele apagou todas as redes sociais, tirou licença e escafedeu-se do RJ. Na camiseta tá escrito: “Salve a Pistola” Tic Tac, Tic Tac Conhecereis a Verdade, e ela vos prenderá!

Carlos Bolsonaro postou foto com arma e flores minutos após a morte de Marielle?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Muita gente compartilhou a informação e começou a compartilhá-la como se fosse “a prova” que Carlos Bolsonaro teria envolvimento no crime. Calma lá gente. Isso porque a informação que circula online é falsa.

Quando nos deparamos com a mensagem, já ficamos desconfiados. Além dela ter características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não citar fontes confiáveis, há um detalhe que nos incomodou: porque que só agora vieram com essa história de foto do Carlos Bolsonaro no dia da morte da Marielle Franco?

Vamos raciocinar. Hoje em dia, qualquer coisa desproporcional que é publicada na internet já vira um escândalo repentinamente. Agora, imagine algo dessa proporção (Marielle morre e Carlos Bolsonaro posta uma provocação/comemoração). Como que isso iria demorar quase dois anos para aparecer e apenas em um momento no qual as contas de vereador pelo Rio de Janeiro estão desativadas.

Temos duas teses: 1) As pessoas são muito distraídas. 2) Alguém se aproveitou do fato que está mais difícil checar com as contas de Carlos Bolsonaro fora do ar para espalhar uma fake news. Com algumas buscas descobrimos que a segunda hipótese que é a correta.

Como falamos antes, a suspensão das contas de Carlos Bolsonaro tornou a busca mais difícil. Porém, não impossível. Apesar do Twitter do filho do presidente não estar acessível, o Google ainda registra as postagens de lá. E foi aí que descobrimos que a foto das flores e armas foi publicada em 2016. Mais exatamente no dia 14 de setembro daquele ano.

Além de o Google ter registrado a postagem (que tem o seguinte texto: “QUANDO INVADIREM MINHA CASA: Toma aqui esse buquê de flores, sinhô vagabundo s/ oportunidade!… ” QUANDO INVADIREM MINHA CASA: Toma aqui esse buquê de flores, sinhô vagabundo s/ oportunidade!”), há publicações no Facebook referenciando para a imagem da conta de Carlos Bolsonaro. Essa é uma delas.

Resumindo: a história que aponta que Carlos Bolsonaro publicou uma foto com flores e armas minutos após a morte de Marielle Franco é falsa. A postagem é do dia 14 de setembro de 2016, muito anterior ao dia da morte da vereadora (14 de março de 2018).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2s72BQx