Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Carlos Bolsonaro mora em Brasília apesar de ser candidato no Rio de Janeiro #boato

Carlos Bolsonaro mora em Brasília apesar de ser candidato no Rio de Janeiro #boato

Carlos Bolsonaro mora em Brasília apesar de ser candidato no Rio de Janeiro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Carlos Bolsonaro mora em Brasília apesar de ser candidato a vereador no Rio de Janeiro. O filho do presidente reside em um apartamento comprado pela mãe (à vista e em dinheiro vivo), em área nobre da capital.

As eleições municipais começam em 15 de novembro, com segundo turno marcado para 29 de novembro. E como de praxe em todo pleito eleitoral, a internet fica inundada de fake news que tentam alavancar ou derrubar a campanha dos candidatos. E nem mesmo quem é filho do presidente da República – literalmente – fica fora da mira dos boatos.

Por exemplo, uma publicação que começou a circular recentemente nas redes sociais dá conta de que Carlos Bolsonaro (filho do presidente Jair Bolsonaro) estaria morando em Brasília apesar de ser candidato a vereador no Rio de Janeiro. De acordo com a postagem, o segundo filho do presidente Jair Bolsonaro estaria residindo em um apartamento comprado pela mãe (à vista e em dinheiro vivo) localizado em área nobre da capital, o que tem revoltado muitos internautas. Confira, a seguir, as versões do texto original da publicação que estão rodando online:

Versão 1: Carlos Bolsonaro querendo se reeleger?? Ele mora em Brasília!! E quer continuar sendo Vereador do Rio de Janeiro? Complicado Versão 2: Carlos Bolsonaro, candidato à reeleição para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro – Mora em área nobre em Brasília, apartamento comprado pela mãe com pagamento a vista e em dinheiro vivo mas em compensação ajuda muito ao pai.

Carlos Bolsonaro mora em Brasília apesar de ser candidato no Rio de Janeiro?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

A publicação viralizou nas redes sociais, principalmente Facebook, e ganhou compartilhamentos por parte dos eleitores desafetos à família Bolsonaro, inclusive, cariocas. No entanto, a informação não procede.

Para começar, a mensagem das postagens carrega todas as características que nós já estamos cansados de ver em fake news: é vaga, alarmista, possui erros de português e, o mais importante, não cita fontes confiáveis de notícias que possam confirmar o que está sendo dito.

Em segundo lugar, como dissemos no início deste artigo, boatos online sobre candidatos às eleições são bastante comuns em período eleitoral. Inclusive, alguns deles, nossa equipe do Boatos.org já desmentiu aqui, como, por exemplo, um que denunciava uma foto de “contrato de aposta” entre candidatos nas eleições 2020; outro que dizia que um candidato a vereador estaria oferecendo a esposa em troca de votos; e também aquele que apontava que Romeu Zema, candidato em MG, seria acusado de estupro de vulnerável (pedofilia).

E assim como nestes casos, a história de hoje sobre Carlos Bolsonaro também não é bem assim como está sendo contada, já que existem alguns detalhes que desmontam essa tese. A primeira delas é que, ao analisarmos as notícias da época, descobrimos que, de fato, há informações sobre a compra de um apartamento em Brasília pela mãe dele, Rogéria Bolsonaro. Porém, o próprio Carlos negou que iria se mudar para o imóvel, pois pretendia concorrer à reeleição na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Na época, o candidato a vereador desmentiu a informação em seu perfil oficial no Twitter e, mais recentemente, fez o mesmo, apontando, inclusive, que esteve em 79 das 80 sessões plenárias no Rio de Janeiro, outra prova que derruba o boato de que ele mora em Brasília.

Resumindo: A publicação que dá conta de que Carlos Bolsonaro estaria morando em Brasília apesar de ser candidato no Rio de Janeiro é falsa. O candidato a vereador não mora no imóvel comprado pela mãe na capital, como aponta a mensagem. Prova disso é que ele participou de 79 das 80 sessões plenárias no Rio de Janeiro, o que seria impossível se morasse em Brasília.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK