Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Charlie Hebdo diz, em capa, que STF acredita que Lula é um santo #boato

Charlie Hebdo diz, em capa, que STF acredita que Lula é um santo #boato

Boato – Capa da revista francesa Charlie Hebdo tem uma matéria falando do STF e de Lula com o seguinte título: “Suprema Corte do Brasil acredita que Lula é um santo”.

Desde que o STF determinou a censura de matéria da revista Crusoé (medida que já foi revogada) e uma investigação para apurar supostas fake news contra a corte, muitas críticas e protestos surgiram em redes sociais. Alguns até em formato, ironicamente, de notícias falsas.

Há poucos dias, o Boatos.org desmentiu uma história que aponta que a revista francesa Charlie Hebdo fez uma capa falando da censura do STF à Crusoé. Na ocasião, o tom era “o que STF vai fazer agora?”. Na história de hoje, a ideia é a mesma. Só o conteúdo que muda.

De acordo com mensagens que viralizaram no Facebook, a Charlie Hebdo resolveu publicar em sua capa uma matéria falando do STF e de Lula. Sob o título “Court Suprême du Brésil estime que Lula est un saint” e a imagem do que seria a santa ceia, a capa viralizou com alguns comentários. Leia alguns exemplos:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: Jornal fraces Charlie Hebdo faz gozação com STF: “Suprema Corte do Brasil acredita que lula é um santo”. Versão 2: Os franceses da Charlie Hebdo mostrando ao mundo os ministros corruptos do STF!!! Versão 3: STF envergonha o Brasil “Corte Suprema brasileira estima que Lula é santo ” Jornal Charlie Hebdo faz chacota do STF brasileiro. E agora Toffoli e Alexandre Moraes vão censurar a publicação do jornal francês ?

Capa do Charlie Hebdo diz que STF acredita que Lula é um santo?

Algumas das publicações que vimos foram acompanhadas de muitos compartilhamentos e comentários. Mas será mesmo que a Charlie Hebdo fez a tal capa sobre o STF e Lula? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Quando nos deparamos com essa história de Charlie Hebdo e Brasil, já ficamos (muito) desconfiados. Além de as mensagens terem algumas das principais características de boatos online (vagas, alarmistas, com erros de português e sem citar fontes confiáveis), esse tipo de fake news (Charlie Hebdo esculacha o Brasil) já é batida. Além do texto desmentido na semana passada sobre Crusoé e STF, já desmentimos capas falsas que falavam sobre a revista falando de artistas brasileiros, da ex-presidente Dilma Rousseff, do senador Renan Calheiros e do ex-presidente Lula.

Já sabendo dos “antecedentes” desse tipo de história, fomos atrás de mais detalhes. A primeira coisa que descobrimos que a última capa da Charlie Hebdo não é sobre o STF ou Lula. A capa da edição da última semana é uma sátira com o presidente da França Emmanuel Macron e as reformas do país.

Ao buscar por mais detalhes, chegamos à conclusão que desconfiávamos. A capa com STF, Lula e Santa Ceia é uma montagem em cima de uma capa de dezembro de 2010 que faz uma sátira do nascimento de Jesus Cristo (e que gerou muita polêmica).

É importante destacar que assuntos que envolvem a política brasileira (Lula, STF etc), por mais que sejam muito importantes para os brasileiros, não têm muito peso internacional e dificilmente estampariam uma capa de uma grande revista em outro país.

Resumindo: assim como em outros casos, a história que aponta que a revista francesa Charlie Hebdo publicou uma capa sobre o STF e Lula é falsa. É mais uma das inúmeras montagens em cima da publicação que acabaram viralizando em redes sociais por aqui e enganando muitos “inocentes”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

PS: em novembro de 2019, outra versão de boato começou a circular. O texto é o seguinte:

O jornal francês _Charlie Hebdo_ ironiza sem dó essa vergonhosa atuação do STF em favor do patife-mor Lula da Silva. A manchete é ferina: _*Corte Suprema do Brasil estima que Lula é um santo*_ E sapeca uma fotomontagem onde O presidiário aparece como um _jesus_ sem qualquer santidade numa _santa ceia_ sem fé.

A notícia continua sendo falsa.