Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Candidato a vereador oferece esposa em troca de votos #boato

Candidato a vereador oferece esposa em troca de votos #boato

Candidato a vereador oferece esposa em troca de votos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um candidato a vereador da cidade de Timon, no Maranhão, está oferecendo a sua esposa por uma noite em troca de votos nas eleições de 2020.

Quando falamos de eleições municipais, uma das grandes preocupações é a compra de votos. Em todos os pleitos há denúncias de candidatos que oferecem “benesses” a eleitores em troca de votos. E, de acordo com um texto que circula na internet, um caso chamou atenção no Maranhão.

A mensagem aponta que um candidato chamado Antônio Mario (PT) teria oferecido a sua esposa por uma noite em troca de votos na cidade de Timon. A mensagem aponta que a decisão se deu por “falta de dinheiro para comprar votos” e é acompanhada por uma montagem de duas votos: do suposto vereador e da esposa em questão. Leia a mensagem que circula online:

Um candidato a vereador da cidade de Timon, no Maranhão, está oferecendo sua esposa por uma noite em troca de votos. Antônio Mario (PT), está divulgando em suas redes sociais que está disposto a oferecer sua linda esposa de 24 anos por uma noite em troca de apoio e votos.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Antônio Mario já tentou entrar para a política como vereador 3 vezes seguidas, mas sem sucesso. Agora, falido e sem verba pra tentar comprar votos, já que não tem apoio espontâneo, o candidato resolveu apelar para o corpo de sua esposa para conseguir finalmente se eleger.

A esposa não aceitou a ideia no começo, mas após uma longa conversa com o marido, resolveu ceder e aceitou a proposta, já que estão passando por dificuldades financeiras. Quem quiser participar desse ‘negócio’ tem que estar com suas obrigações políticas em dias e ser maior de 18 anos e menor que 50.

Candidato a vereador oferece esposa em troca de votos?

A mensagem se espalhou com muita força na internet e deixou muita gente espantada. Apesar disso, a história que aponta para o “oferecimento insólito” do vereador em questão não procede. Trata-se de uma fake news.

Ao descobrirmos a “fonte da informação”, já sabíamos que se tratava de um fake. A história foi criada por um site que sempre publica fake news. Os “donos do site” adotam a mesma estratégia há anos. Criam uma história bizarra e falsa e saem disparando o link por aplicativos como o WhatsApp.

Houve um tempo em que os sites tinham muitas visitas (como nos casos de fake news que falavam sobre o homem que interpretou o diabo batendo em Jesus no carnaval ou na fake news da dipirona da Venezuela). Com medidas de redes sociais de bloquearem conteúdo falso, eles perderam relevância. Mesmo assim, histórias publicadas no site ainda viralizam de vez em quando.

Já sabendo que se tratava de um fake, fomos buscar mais detalhes sobre o assunto. Para começar, não existe nenhum candidato do PT na cidade de Timon chamado Antônio Mario. Buscamos pelo registro de candidatos com essa descrição e nada encontramos.

Para além disso, as fotos em questão não são de nenhum Antônio Mario ou sua esposa. A foto do homem é de outro candidato a vereador (na realidade, ele é candidato na cidade de Cacoal, em Rondônia). A foto da mulher (retirada de um site qualquer na internet) não é da esposa do candidato real (muito menos do candidato que não existe).

Vale dizer que mesmo não envolvendo “dinheiro ou bens”, oferecer a esposa em troca de votos seria crime eleitoral. De acordo com a legislação eleitoral, a compra de votos é configurada da seguinte forma: “Constitui captação de sufrágio, vedada por esta Lei, o candidato doar, oferecer, prometer, ou entregar, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza”.

Resumindo: a história que aponta que um candidato a vereador do Maranhão ofereceu a esposa por uma noite em troca de votos é falsa. As imagens não são das pessoas denunciadas, o vereador em questão não existe e a história surgiu em um site que sempre publica notícias falsas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK