Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Camilo Santana, governador do Ceará, participa de festa durante quarentena do coronavírus #boato

Camilo Santana, governador do Ceará, participa de festa durante quarentena do coronavírus #boato

Camilo Santana, governador do Ceará, participa de festa durante quarentena do coronavírus, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Governador do Ceará, Camilo Santana, é flagrado participando de festa de aniversário durante a quarentena. 

Desde que o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, no dia 24 de março de 2020, foi ao ar, o discurso pelo fim do isolamento ganhou ainda mais força. Muitas pessoas deixaram o isolamento para lá e estão saindo nas ruas sem necessidade, incentivadas por fake news e também discursos inflamados que pregam que a economia “não pode parar”.

Com todo esse contexto, aglomerações se transformaram em motivo de revolta por grande parte da população. E, nos últimos dias, uma história viralizou nas redes sociais. De acordo com a publicação, o governador do Ceará Camilo Santana teria sido flagrado em uma festa promovida durante o período de quarentena contra o novo coronavírus. Segundo as publicações, a festa seria uma comemoração do aniversário de um juiz do Tribunal de Justiça. Confira:

Versão 1: “O governador do Ceará, engraçado, manda fechar o comércio, casa de show, etc., aí vai para uma festa de aniversário de um juiz do tribunal de justiça. Pode Isso?”. Versão 2: “Governador do Ceará pediu pra todo mundo ficar em casa, mas foi pra festa do presidente do tribunal de justiça do Ceará, dá uma olhada aí pra vê se tem alguém de máscara, cadê os críticos?”. Versão 3: “Governador Camilo Santana, na festa de aniversário do Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará! Por aí vocês podem tirar o perigo de contágio do coronavírus…..”. Versão 4: “Olha aí pra quem defende o CAMILO Santana! Manda você ficar em casa, proíbe os comércios de abrir, e vai pra festa, como se nada estivesse acontecendo! ACORDA MEU POVO! Parabéns senhor governador, mentiroso e safado!!! Tinha que ser do PT”.

Camilo Santana, governador do Ceará, participou de festa de aniversário durante quarentena do coronavírus?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A informação caiu como uma bomba nas redes sociais, especialmente, porque Camilo Santana tem defendido o isolamento social no Ceará. Mas será que essa história de que o governador do Ceará teria participado de uma festa durante a quarentena é real? A resposta é não!

Vamos aos fatos! As mensagens apresentam diversas características de boatos online, como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, o histórico de vídeos retirados de contexto durante a pandemia da Covid-19 é bastante grande. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas dessas histórias, como a que dizia que o médico Drauzio Varella teria dito que iria andar normalmente nas ruas durante a pandemia. Também a que indicava que uma reportagem da TV italiana RAI seria a prova de que o novo coronavírus teria sido criado em laboratório e, por fim, a que apontava que supermercados teriam sido saqueados, em São Vicente (SP), durante a quarentena.

Então, vamos ao que interessa: a história de hoje. O vídeo, de fato, é real. Porém, não foi feito durante a quarentena. As imagens, na realidade, foram gravadas no dia 14 de março de 2020, bem perto do início do isolamento social no Ceará. Naquela oportunidade, Camilo Santana foi ao apartamento do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Washington Araújo, para cumprimentá-lo por seu aniversário.

O primeiro caso confirmado de Covid-19 no Ceará ocorreu apenas no dia seguinte ao evento, no 15 de março de 2020. Três pessoas testaram positivo para o novo coronavírus em Fortaleza (CE).

Enquanto isso, o decreto estadual que implementou o isolamento social no Ceará foi assinado somente no dia 19 de março de 2020. Na oportunidade, o governador pediu o fechamento do comércio e de locais que permitam aglomerações. O decreto continua valendo e foi estendido por mais 15 dias.

Além disso, o próprio governador Camilo Santana, antes de assinar o decreto de isolamento social, já havia explicado, em suas redes sociais, que o vídeo estava sendo usado fora de contexto. Segundo o governador, o vídeo estaria sendo usado como oportunismo político.

Em resumo: a história que diz que o governador do Ceará Camilo Santana teria ido em uma festa de aniversário durante a quarentena é falsa! O vídeo que acompanha as publicações, de fato, é real. Porém, ele foi gravado no dia 14 de março de 2020, ou seja, um dia antes do primeiro caso confirmado no estado ser reportado e 5 dias antes do decreto de isolamento social no Ceará. Ou seja, é tudo balela. Não compartilhe e, se possível, permaneça em casa!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD