Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bruno Maranhão do MST foi preso em flagrante com armas e drogas #boato

Bruno Maranhão do MST foi preso em flagrante com armas e drogas #boato

Boato – Imagens mostram Bruno Maranhão, um dos principais líderes do MST, preso em flagrante com armas e drogas.

Com tantas histórias sobre os movimentos sociais brasileiros nas redes sociais, não é difícil encontrar boatos sobre o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). A prova disso está na quantidade de histórias que, nós, do Boatos.org, já desmentimos sobre o assunto.

A última “notícia bombástica” que circula pela internet aponta que Bruno Maranhão, do MST, foi preso em flagrante com armas e drogas. A publicação, que acompanha imagens dele em uma casa confortável e um vídeo onde supostamente Bruno é preso, afirma que o “líder do MST é preso com avião cheio de drogas há alguns dias”. Leia algumas das mensagens:

Confira o desmentido em vídeo

Bruno Maranhão do PT preso em flagrante delito, ilicia armada do MST, em pról doPT… Nois estamos desarmados… Perderam a teta vão pro trafego dr drogas… Mais um golpe no orçamento Do MST/PT
Lider do MSTBruno Maranhão é preso com avião cheio de drogas há alguns dias. Isso a imprensa não divulga! Mas todo dia fala sobre o “BOM DIA PRESIDENTE LULA”

Bruno Maranhão do MST foi preso em flagrante com armas e drogas?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Nós últimos dias, a história tem se multiplicado na internet. Mas será mesmo que Bruno Maranhão do MST foi preso em flagrante com armas e drogas? Pois então, não temos um, mas diversos motivos para afirmar que é boato. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto é em relação ao próprio Bruno Maranhão que, por sinal, não é líder do MST como afirma a mensagem. Na verdade, o militante é fundador do MLST (Movimento de Libertação dos Sem Terra), dissidência do MST. A fama do militante iniciou-se, em 2006, quando foi preso por liderar uma ocupação no Congresso Nacional e uma reportagem da Revista Época mostrou sua “mansão”, em Recife. Inclusive, a sua foto em uma casa confortável é justamente dessa reportagem.

O segundo ponto está no vídeo e nas fotos divulgadas. Coincidência ou não, as mesmas imagens já foram protagonistas de outro boato na internet. Em um passado não muito distante, o Boatos.org desmentiu uma história que apontava que drogas e armas foram encontrados em um acampamento do MST, em São Paulo.

Acontece que as imagens não têm a ver com o MST. A primeira delas onde há drogas e armas é de uma operação da Polícia Militar na cidade de Descalvado no dia 7 de março de 2018. Na operação, quatro suspeitos de integrar uma quadrilha de roubo de carros foram presos. Por sinal, nenhum deles é do MST.

O vídeo e a imagem do avião com drogas fazem parte de uma apreensão de quase uma tonelada de maconha em uma operação conjunta da Polícia Federal e Militar de São Paulo no dia 3 de fevereiro de 2018. Como você deve imaginar, a operação não teve nada a ver com o Movimento dos Sem Terra.

Mas, não é só isso: além das imagens não terem ligação com o MST, há outro fato que “limpa a barra” de Bruno Maranhão: ele já está morto. Em 2014, Maranhão morreu por falência múltiplas de órgãos. Ou seja, não existe a possibilidade de que o militante tenha sido preso “há alguns dias”.

Portanto, podemos afirmar que a história de que Bruno Maranhão do MST foi preso em flagrante com armas e drogas é falsa. A história não passa de mais um boato que circulou pela internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.