Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Boulos diz que vai colocar moradores de rua na casa das pessoas em “lockdown diferente” #boato

Boulos diz que vai colocar moradores de rua na casa das pessoas em “lockdown diferente” #boato

Boulos diz que vai colocar moradores de rua na casa das pessoas em lockdown diferente, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em tuíte, Boulos diz que vai fazer “lockdown diferente” e abrigar moradores de rua na casa das pessoas.

Parece que as fake news sobre as eleições municipais no Brasil demoraram a engrenar. Mas, infelizmente, chegaram com força após um resultado no primeiro turno cheio de surpresas e bastante comentado.

O segundo turno das eleições ocorre no dia 29 de novembro de 2020 e promete muita emoção. Uma das disputas mais visadas na última semana acontece na capital paulista. Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL) competem pelo cargo mais alto na Prefeitura de São Paulo (SP).

E é claro que as fake news não ficariam de fora dessa disputa. Nos últimos dias, uma história tem feito sucesso nas redes sociais. De acordo com ela, o candidato Guilherme Boulos (PSOL) teria feito uma publicação inusitada em seu Twitter. Segundo a mensagem, Boulos teria afirmado que, no primeiro lockdown como prefeito de São Paulo, iria obrigar pessoas que possuem cômodos vagos a acolher moradores de rua. Confira:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 1: “BLZ ENTAO VAI TER MUITOS ARTISTAS,DEPUTADO, SENADORES,GOVERNADORES,PREFEITOS  E EX PRESIDENTES COM VARIOS QUARTOS  PARA ABRIGAR TODOS OS MORADORES DE RUA ATE VC BOULOS”. Versão 2: “@bouIos50 Vou fazer um lookdow diferente! Os moradores de rua não podem ficar na rua, vou decretar que quem tem um quarto ou mais em casa sem uso, abrigue moradores de rua pela segurança de todos! 8:23 AM · 18 de nov de 2020”.

Boulos diz que vai colocar moradores de rua na casa das pessoas em “lockdown diferente”?

A informação, claro, caiu como uma bomba nas redes sociais, em especial, no Twitter, no Facebook e no WhatsApp. A história se espalhou rapidamente, mas apesar do engajamento, ela não passa de balela!

Basta olhar para a publicação para perceber que ela apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e os erros de português no suposto tuíte (o que diminui, E MUITO!, as chances de ser um pronunciamento oficial).

Além disso, histórias falsas sobre candidatos nas eleições municipais 2020 não faltaram ao longo do processo eleitoral. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras dessas histórias e elas podem ser consultadas aqui.

Se isso não fosse suficiente, essa lenda urbana de que candidatos da esquerda vão roubar sua casa na planta ou o seu “celtinha 2002” é mais antiga do que muitos brasileiros. Esse tipo de história circula por aí, no mínimo, desde 1989, quando o candidato Luiz Inácio Lula da Silva concorria ao posto de presidente do Brasil. E mesmo com a eleição de Lula, em 2002, nada disso aconteceu.

Ao procurar pela suposta fala do candidato Guilherme Boulos (PSOL) não encontramos nada. Vale ressaltar que o nome que consta no perfil que fez a publicação é Guilherme “Bolos”. Além disso, o perfil em questão não possui o selo de verificação. Ou seja, o nome está incorreto e a conta não é verificada.

Depois de procurarmos mais um pouco, descobrimos que o projeto Comprova já desmentiu a informação. De acordo com o serviço de checagem, a conta foi suspensa e possuía diversas inconsistências.

Ainda segundo uma nota da equipe de Boulos, enviada ao projeto Comprova, o perfil em questão se tratava de uma conta falsa e não tem nenhuma ligação com o candidato. Por fim, o plano de governo de Guilherme Boulos (PSOL) não prevê nenhum acolhimento desse tipo. Pelo contrário, Boulos já citou que, se um novo lockdown for implementado durante seu governo, ele pretende abrigar pessoas em situação de rua em locais e equipamentos da Prefeitura.

Em resumo: a história que diz que Guilherme Boulos (PSOL) afirmou que vai abrigar moradores de rua na casa das pessoas, em “lockdown diferente”, é falsa! A conta que fez a publicação, na realidade, trata-se de um perfil falso (e, inclusive, já foi retirado do ar pelo próprio Twitter). Além disso, a própria equipe de Guilherme Boulos desmentiu a informação. Por fim, Boulos não prevê nenhuma ação desse tipo em seu plano de governo. Ou seja, a história não passa de boato. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK