Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > William Bonner debocha da prisão de Lula junto com Renata Vasconcellos no JN #boato

William Bonner debocha da prisão de Lula junto com Renata Vasconcellos no JN #boato

Boato – Após a prisão do ex-presidente Lula, os apresentadores do Jornal Nacional, William Bonner e Renata Vasconcellos debocharam do ocorrido fazendo sinal de cela com as mãos.

A imprensa brasileira ainda está comentando com fervor sobre a prisão do ex-presidente Lula. Dede que lhe foi negado o direito ao Habeas Corpus após decisão de 6 voto contra 5 no Supremo Tribunal Federal, o assunto basicamente não mudou até o momento. E mesmo já preso desde o sábado, 7 de abril, os ânimos não se acalmaram e as histórias falsas não param de pipocar.

Como bem sabemos, durante todo esse processo da prisão de Lula, e até mesmo agora, as redes sociais se tornaram quase um campo de batalha entre favoráveis e contrários ao acontecido. Não é de se espantar então que nas próprias redes sociais estejam surgindo a grande maioria das mentiras envolvendo a prisão do ex-presidente.

Entre as mais recentes, está uma foto no Facebook que mostra William Bonner e Renata Vasconcellos supostamente debochando do fato de Lula ter sido preso. A imagem dos apresentadores do Jornal Nacional fazendo sinal de cela com as mãos já ultrapassou 44 mil compartilhamentos (e subindo).

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Em uma versão, a imagem vem com uma legenda que diz: “Apresentadores do #JN debocham de Lula após Moro expedir seu mandato de prisão”. Outra mensagem mais inflamada, fala até que a Globo comemorou a prisão de Lula em editorial. Confira:

Apoiadora dos golpes de 1964 e 2016, a Globo celebrou, em editorial publicado nesta sexta-feira, a prisão do ex-presidente Lula – reconhecido pela população brasileira como o maior líder político da história do Brasil. Segundo a Globo, essa nova etapa do golpe fortalece as instituições brasileiras – um pais que, com Lula, foi admirado no mundo e, hoje sob as ordens de um monopólio midiático, causa perplexidade no mundo civilizado.

No Jornal Nacional, Willian Bonner, considerado pelos jornalistas globais o carrasco da redação, anunciava, cheio de ódio nos olhos, a prisão do ex-presidente. Os apresentadores globais fazem o sinal de uma cela com os dedos.

William Bonner debochou da prisão de Lula junto com Renata Vasconcellos no JN?

Como já comentamos que os ânimos seguem exaltados de ambas as partes, é claro que essa história acabou botando mais “lenha na fogueira”. Acontece que entre ofendidos e entre os que acharam maravilhosa a atitude do William Bonner e da Renata Vasconcellos, ninguém está certo. Por que será? Claro que porque essa história de deboche e sinal de cela é falsa. Agora vamos entender melhor.

Vamos começar pelo que é mais básico. As mensagens que têm acompanhado a foto apresentam aquelas clássicas características de balelas que já estamos cansados de saber: tom alarmista, jeitão de denúncia, apresenta alguns detalhes sem indicar de onde surgiram, além do que, nem tenta disfarçar o partidarismo.

Além disso, quando buscamos por qualquer menção dessa atitude do Bonner e da Renata Vasconcellos, só aparecem replicações dessa mensagem em sites bem duvidosos. As páginas que postaram a fotografia no Facebook também são. Não bastasse isso, nenhum site de fofoca que adora polemizar ações das celebridades (muito menos a imprensa mais hard news) chegou a falar desse ocorrido. Muito estranho, não?

Por fim, o detalhe mais importante de todos – a foto. A foto do William Bonner e da Renata Vasconcellos fazendo sinal de cela é verdadeira. Acontece que na realidade eles não estavam fazendo sinal de cela, e sim referência ao sinal de hashtag (#). A foto em seu real contexto foi publicada no Twtiter do Jornal Nacional em 23 de Junho de 2015 quando nem se cogitava esse reboliço todo de prisão do Lula. Olhem a prova aí:


Portanto, não é verdade essa história de que o William Bonner e a Renata Vasconcellos debocharam da prisão do Lula e fizeram sinal de cela nos estúdios do JN. Inventaram isso do nada, utilizando uma foto antiga dos apresentadores que estavam na verdade fazendo sinal de hashtag. Qualquer fala diferente sobre essa imagem é #boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitoras do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.