Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro zera fila de espera do Bolsa Família pela 1ª vez na história #boato

Bolsonaro zera fila de espera do Bolsa Família pela 1ª vez na história #boato

Boato – Governo Bolsonaro combate fraudes e zera pela primeira vez a fila do Bolsa Família. Isso a mídia não mostra!

Depois de quase 100 dias como presidente, Jair Bolsonaro é, de fato, notícia todos os dias. Suas decisões e opiniões ecoam pelo mundo (seja positiva ou negativamente). Enquanto os detratores se aproveitam de algumas opiniões polêmicas dele, seus correligionários compartilham informações positivas. É o caso de um texto que está viralizando na internet.

De acordo com a publicação, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) zerou pela primeira vez na história a “fila de espera do Bolsa Família”. A informação é sustentada por um vídeo com uma reportagem da NBR (TV do Governo Federal) sobre o benefício. No vídeo, o repórter afirma que “com uma gestão mais eficiente, o governo federal conseguiu zerar a fila do Bolsa Família”. Leia o que diz a mensagem e assista o vídeo:

O governo Bolsonaro zera por primeira vez na história a fila do programa Bolsa Família. (A MÍDIA NÃO MOSTRA). Governo Bolsonaro acabou com as fraudes e zerou a fila do Bolsa-Família.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Bolsonaro zerou fila de espera do Bolsa Família pela primeira vez na história?

Depois de circular no Facebook e WhatsApp, a história levantou muitas discussões sobre a eficiência do governo. Mas será mesmo que Bolsonaro zerou a fila de espera do Bolsa Família pela primeira vez na história? A resposta é não. Entenda os porquês.

Para início de conversa, saiba que a história já circula há algum tempo na internet. Só isso já é o suficiente para nos deixar com a pulga atrás da orelha. E tem mais: histórias de que “pela primeira o governo Bolsonaro…” tem se tornado comum nas redes sociais. Está aí a história de que 520 mil pessoas pediram desligamento do Bolsa Família em uma semana de governo Bolsonaro que não nos deixa mentir.

Com base nisso, resolvemos buscar mais informações sobre o assunto e descobrimos alguns detalhes. O primeiro deles é que, de fato, existiu uma matéria da NBR sobre o assunto. Mas, ao contrário do que se imagina, ela não é nova. Pois bem, a reportagem, publicada em abril de 2018, afirma que a fila de espera do Bolsa Família completou nove meses zerada. Para quem não lembra, na época, Michel Temer estava à frente do governo.

Por sinal, a própria descrição do vídeo (que segue abaixo) desmente a informação: “com gestão mais eficiente, o governo conseguiu completar 9 meses com a fila de espera zerada do Bolsa Família”. Esta notícia do Ministério da Cidadania, publicada em 2017, afirma que a fila de espera do Bolsa Família foi zerada pela sétima vez naquele ano. Em 2018, outra matéria indicou que a fila foi zerada pela oitava vez. Ou seja, a informação de que o Bolsa Família foi zerada pela primeira vez na história não faz o menor sentido.

Vale dizer que Tiago Falcão, o secretário responsável pela liquidação da fila de espera nos últimos anos, permanece à frente do Bolsa Família, como mostra esta matéria.

Resumindo: não é verdade que  Bolsonaro combateu fraudes e zerou a fila de espera do Bolsa Família. Além da fila de espera já ter sido zerada desde 2017, a matéria que está sendo utilizada é de 2018. Ou seja, tudo boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.