Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro diz que acredita na teoria da Terra plana #boato

Bolsonaro diz que acredita na teoria da Terra plana #boato

Boato – Jair Bolsonaro, em post no Facebook, afirma acreditar na teoria da Terra plana e diz que a Terra é o “centro do universo” e não o Sol.

Dono de um discurso que segue a linha “bandido bom é bandido morto”, atua em defesa dos “valores cristãos” e que levanta a bandeira do “combate à corrupção”, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) em aparecido em segundo lugar em pesquisas recentes de intenções de voto. Segundo o Ibope, o parlamentar levaria 13% dos votos na corrida presidencial para 2018.

O deputado, que é conhecido por declarações polêmicas, conquista fãs e detratores nas redes sociais. Mas, não é só isso: Bolsonaro, volta e meia, também é protagonista de boatos na internet. Só neste ano já desmentimos histórias sobre fim do IPVA, pesquisas, eleições e propina envolvendo o parlamentar.

Dessa vez, um texto na internet dá conta de que o deputado afirmou acreditar na chamada teoria da “Terra plana”. Junto a um texto que ironiza dizendo que “este é o futuro presidente do Brasil”, um print mostra uma mensagem de Bolsonaro dizendo que “ao contrário do meu filho Eduardo Bolsonaro, eu tenho cá as minhas dúvidas em relação à tese da terra ser plana”. Também afirma que a Terra é o “centro do universo, e não o Sol”.

Bolsonaro falou que acredita na teoria da Terra plana?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A história se espalhou feito pólvora nas redes sociais e gerou muitos compartilhamentos. Mas será mesmo que é verdade que Bolsonaro afirmou acreditar na teoria da Terra plana? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Antes de mais nada, se você não ligou o nome à pessoa, a teoria da Terra plana é um modelo antigo sobre a formato da Terra. A teoria defende que o planeta tem o formato plano, assim como um disco. Os seguidores dessa teoria acreditam que a Terra é o centro do universo e todos os astros giram em torno dela.

Parece estranho, mas muita gente acredita nessa teoria. Inclusive, alguns grupos afirmam que, de fato, a terra é plana e até utilizam argumentos bizarros como, por exemplo, a tal publicação supostamente compartilhada por Bolsonaro.

Pois bem. Mas o que nem todos sabiam é que o perfil que compartilhou a história é fake. A publicação foi feita em um perfil de URL Jair.Bolsonaro.Oficial. Na verdade, o perfil do parlamentar é esse aqui (Jairmessias.Bolsonaro) e, como você deve imaginar, não possui nenhuma publicação sobre a teoria da Terra plana.

Sendo assim, podemos bater o martelo que a história de que Bolsonaro diz que acredita na teoria da Terra plana é falsa. Ou seja, não foi ele que falou isso, foi, no máximo, um fã dele. Logo, é #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.