Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro oferece capim para nordestinos comerem, mostra vídeo #boato

Bolsonaro oferece capim para nordestinos comerem, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra momento em que Jair Bolsonaro oferece capim para o povo nordestino comer. Esse é o presidente que querem para governar o país.

As eleições presidenciais já acabaram há alguns meses, mas o clima de “Fla-Flu político” parece estar longe do fim. A prova disso está nas ofensas que podemos ver diariamente entre os “dois lados do polo político”. Algumas delas, aliás, recicladas das próprias eleições. Um exemplo é essa, que voltou a viralizar após a visita de Bolsonaro ao Nordeste.

De acordo com mensagens em redes sociais, Bolsonaro resolveu oferecer capim para os Nordestinos. “Acorda povo é esse presidente que vocês querem para governar nosso Brasil que manda o nordestino comer capim”, diz o texto que é acompanhado de um vídeo. Outra versão diz o seguinte: “Bolsonaro manda nordestino comer capim . Kkkkkkk”.

Vídeo mostra que Bolsonaro ofereceu capim para nordestinos comerem?

A suposta declaração gerou inúmeras respostas de pessoas da região Nordeste para o presidente. Só tem um pequeno detalhe: em nenhum momento, ele disse que estava oferecendo capim para nordestinos. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Antes de falar do vídeo em si, vamos citar dois elementos. Um deles é a ausência de notícias sobre a tal declaração. Em um país no qual “tudo” (para o bem e para o mal) que o presidente diz vira notícia, é de se estranhar que a tal ofensa aos nordestinos não tenha virado manchete em nenhum veículo. Outro elemento é a mensagem, que tem algumas das principais características de boatos online: vaga, alarmista e com erros de português.

Nem precisava disso tudo para chegarmos à conclusão da história. Bastaria assistir ao vídeo com atenção. Não vamos entrar no mérito da qualidade (ou da necessidade) do conteúdo criado por Bolsonaro no Rio de Janeiro em junho de 2017 ou mesmo se foi uma colocação feliz. Vamos nos ater ao fato de que ele não mandou os nordestinos comerem capim. Assista ao vídeo e leia a transcrição dele:

“Acabando aqui a maratona do Rio… ih, gritou golpista… óh o teu almoço aqui. Então, alguns gritaram Lula, natural… e eu tô oferecendo de graça um almoço para os eleitores do Lula. Tem aqui um pouco, né. Mas aqui tem um pasto bom e dá para uns 50 almoçar aí. Eleitor do Lula, como acabou a mortadela, sobrou um capim para vocês aí, tá legal?”

Note, que, em momento algum, ele se refere a nordestinos. Como dito antes, não vamos entrar no mérito de que ele estava certo na provocação. Mas o fato é que o “oferecimento” de Bolsonaro foi aos eleitores de Lula. Qualquer interpretação para além disso é ilação.

Resumindo: a história que aponta que o presidente Jair Bolsonaro ofereceu capim para nordestinos é falsa. O vídeo mostra claramente que ele não fala de estado ou região alguma na filmagem. Ou seja: temos mais um boato que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.