Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro mandou instalar painéis solares no canal do São Francisco, mostra foto #boato

Bolsonaro mandou instalar painéis solares no canal do São Francisco, mostra foto #boato

Bolsonaro mandou instalar painéis solares no canal do São Francisco, mostra foto, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Imagens mostram painéis solares que o presidente Jair Bolsonaro mandou instalar no canal de transposição do Rio São Francisco.

Desde quando Bolsonaro assumiu a Presidência da República, o que não faltaram na internet foram histórias falsas envolvendo supostas grandes obras que ele seria responsável. A mais nova obra aponta para uma “grande ideia” no canal de transposição do Rio São Francisco.

Uma imagem de um rio com grandes painéis solares está circulando na internet como se fosse uma grande obra de Bolsonaro. Na mensagem, é dito que a esquerda iria morrer de raiva, que a obra evitaria evaporação de água e promoveria energia elétrica. Leia o texto que circula online e veja a foto em questão:

Confira o desmentido em vídeo:

Bolsonaro vai matar a quadrilha da esquerda de raiva, mandou instalar painéis solares em cima do canal da transposição do São Francisco, não toma espaço útil, evita a evaporação da água e produz energia elétrica para os pequenos produtores.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Foto mostra painéis solares no canal do São Francisco que Bolsonaro mandou instalar?

As imagens se espalham com todas as forças na internet, principalmente entre pessoas que são fãs de Bolsonaro. Só há dois problemas: 1) Nem a imagem em questão é de painéis solares no canal do Rio São Franciso. 2) Tampouco foram instalados os tais painéis.

Para refrescar a sua memória, queremos relembrar algumas obras falsamente atribuídas a Bolsonaro e seu governo. Já teve fake news sobre estrada de ferro construída do Mato Grosso ao Maranhão, sobre ponte ferroviária, sobre ponte em Ilhéus e até sobre uma Ferrovia do Sol.

Como vocês viram, o histórico já nos faz ficar desconfiados da mensagem em questão. Não bastasse isso, o texto que circula online tem características de fake news como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Ao buscar sobre alguma informação em fontes confiáveis, nada encontramos. Há, de fato, notícias que falam de planos do governo, como essa da Agência Brasil de 2019, e sobre planos de empresas privadas (como essa do Jornal do Commercio de 2021). Porém, não há nada sobre as tais placas solares no São Francisco concretizadas.

E as fotos? Bem, elas nada têm a ver com qualquer obra de Bolsonaro. Bastou uma busca pela origem da imagem para descobrirmos que a obra é, na realidade, da Índia. O painel foi instalado na região de Gujarat em 2014 e é o maior do mundo. Ele foi instalado em cima de um canal em uma pequena vila.

Essa publicação de 2020 no perfil do Twitter de Erik Solheim, político norueguês entusiasta da energia limpa, mostra as imagens e link uma matéria da BBC que fala sobre a obra. Veja a postagem em questão: 

Resumindo: é falsa a história que aponta que Bolsonaro colocou painéis solares em cima do Rio São Francisco. O projeto ainda não foi colocado em prática e as imagens que estão circulando online são de uma obra na Índia.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso