Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro pode perder o mandato e ser cassado antes de ser presidente #boato

Bolsonaro pode perder o mandato e ser cassado antes de ser presidente #boato

Boato – Jair Bolsonaro (PSL) pode ser cassado e perder o mandato antes mesmo de ser empossado presidente. G1 deu a notícia. 

A semana anda agitada em terras tupiniquins (e o motivo nem é o feriado). Após a vitória de Jair Bolsonaro (PSL) nas urnas, os brasileiros estão vivendo um verdadeiro frisson. Alguns felizes, outros tristes, alguns certos da decisão, outros arrependidos.

O fato é que Bolsonaro é o novo presidente do Brasil e já começou a revelar alguns de seus planos para o próximo ano (além dos nomes de seus ministros). Só que, segundo algumas publicações, Bolsonaro seria cassado antes mesmo de ser empossado. “Bomba, Jair Bolsonaro pode perder o mandato e ser caçado antes mesmo de comemorar o cargo de presidente da replublíca, entenda!”, diz a mensagem.

Bolsonaro pode perder o mandato e ser cassado antes de ser presidente?

É óbvio que a informação começou a ser compartilhada diversas vezes nas redes sociais e causou verdadeiro frisson. Muitos brasileiros ficaram surpresos e, alguns, até felizes com a notícia. Mas será que Bolsonaro vai mesmo perder o mandato e ser cassado antes de ser empossado presidente? A resposta é não. Para mais detalhes, continua lendo!

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A história que anda circulando nas redes sociais apresenta as principais características de boatos online: é vaga (não dá mais detalhes sobre o assunto), alarmista e possui erros de português (destaque para o “caçado”, que não tem nada a ver com “cassado”, o termo correto).

Além disso, vale ressaltar que Bolsonaro não pode ser cassado do cargo de presidente por um motivo muito simples: só é cassado quem já foi empossado. E vale lembrar que a posse de Bolsonaro será apenas no dia 1º de janeiro de 2019, após a realização da cerimônia e fazer o juramento constitucional.

Outro ponto que acaba totalmente com a farsa são os links indicados no final do texto das publicações. Um deles é do site G1 e te direciona para a página principal do site. Ou seja: não fala nada sobre cassação ou “caçação” de Bolsonaro.

Já o outro link, na verdade, direciona o internauta para uma imagem e é aí que ele descobre se tratar de uma fake news. A imagem mostra a imagem do deputado federal Tiririca com a frase: “é mentira, abestado”. Ou seja, a “notícia”, na verdade, não passou de uma brincadeira.

Entretanto, é importante fazer uma ressalva. Apesar dessa mensagem, com cunho sensacionalista, ser falsa, o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda terá que apreciar algo contra o futuro presidente. Como ele é réu em duas ações, acusado de incitação ao crime de estupro e injúria, contra a deputada Maria do Rosário (PT/RS).

Com isso, o Supremo terá que decidir se Bolsonaro pode ser empossado ou não. Porém, assim como aponta a rede BBC, a tendência é que os processos sejam suspensos por ora e voltem a ser julgados quando Bolsonaro deixar a Presidência.

Em resumo: a história que diz que Jair Bolsonaro pode perder o mandato e ser cassado antes mesmo de ser empossado presidente é falsa! Os links disponíveis no final da mensagem mostram que a história não passou de brincadeira. Sendo assim, a história não passa de boato. Não compartilhe.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.