Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro manda tratores para Bahia e Rui Costa não entrega #boato

Bolsonaro manda tratores para Bahia e Rui Costa não entrega #boato

Bolsonaro manda tratores para Bahia e Rui Costa não entrega, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Bolsonaro enviou diversos tratores e equipamentos agrícolas para a Bahia, mas governador Rui Costa não entregou para a população. 

As eleições presidenciais de 2022 estão se aproximando e se as coisas seguirem os acontecimentos do último pleito, teremos muita polarização política, discussões acaloradas e inúmeras trocas de farpas.

E, na verdade, nem precisamos esperar até o próximo ano para ter uma amostra do que pode vir por aí. Exemplo disso é a história que está circulando nas redes sociais. De acordo com ela, o presidente Jair Bolsonaro teria enviado tratores para Bahia, mas o governador Rui Costa não os entregou.

Segundo o vídeo, Bolsonaro teria enviado diversos tratores e equipamentos agrícolas para os pequenos agricultores da Bahia. Entretanto, ainda de acordo com a publicação, o governador do estado, Rui Costa, teria deixado todos os equipamentos guardados em um pátio escondido. Confira:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

“Dentro aqui, ó. Olhe quantos tratores estão aqui que Bolsonaro mandou e eles não entregaram. O governador do estado não entregou. Olha quantos tratores estão aqui, ó, guardados em Salvador, numa área aqui em Salvador escondida, e o governo federal mandou para os pequenos agricultores, os pequenos agricultores, entendeu? Fazer o seu plantio, cuidar da sua terra. Olhe aí quants tratores. Olhe aí quantos tratores estão aqui, ó. Olhe quantos tratores estão aqui, ó. Tratores que o governo federal mandou. Governo federal já indicia Bolsonaro mandou e eles não entregaram. Não entregaram! Vocês aí do interior que têm sua rocinha, que precisa dos tratores para plantar, olha aí ó quantas máquinas estão aqui, ó, que o governo federal já indicia Bolsonaro mandou, simplesmente não entregaram. O governo do estado não entregou. Olha aqui a situação, quantos tratores têm aqui, ó. Quantos tratores têm aqui, que o governo federal mandou pra você agricultor do interior, você que precisa dos tratores que o governo federal mandou, você que constrói o alimento nosso, você que cuida das roças e manda os alimento. Roçadeira, tá vendo aqui, ó? Várias roçadeira. Isso é um absurdo, isso é um absurdo! Olha pra aqui, ó. Tá guardado aqui, ó. Tá vendo aqui, ó, quantas roçadeira, quantas roçadeira tá aqui, ó. Quantas roçadeira tá aqui, ó, pra ser entregue, que o governo federal mandou. Já indicia Bolsonaro mandou e simplesmente não entregaram ainda. Veja aí que absurdo. Veja aí que absurdo. Tá aqui na IBDA guardadinho, ó. Quantos tratores estão aqui, ó, pra mandar pro mic… o agricultor, pai de família lá do interior, e simplesmente o governador do estado não manda. Isso é um absurdo, Salvador!”. 

Bolsonaro manda tratores para Bahia e Rui Costa não entrega?

A informação fez um enorme sucesso nas redes sociais, em especial, no Twitter. Entretanto, a história não passa de balela. A explicação fica por conta da data do vídeo e do fato dos equipamentos já terem sido entregues.

Histórias falsas envolvendo supostos feitos do presidente Jair Bolsonaro que teriam sido sabotados por outros políticos não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeros delas.

Por exemplo, a que dizia que governadores e prefeitos teriam jogado respirados no mato para prejudicar Bolsonaro. Também a que indicava que Bolsonaro teria construído uma cidade com 4 mil casas, em Jucurutu (RN), e, por fim, a que apontava que Bolsonaro teria construído uma fábrica de 5G secretamente e frustrado os planos da China.

Resolvemos, então, procurar por mais informações sobre o vídeo e descobrimos que ele não é novo. As imagens começaram a circular na internet em 2020. Na época, o próprio governo da Bahia desmentiu toda a informação.

De acordo com um comunicado, os tratores e equipamentos foram entregues nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2020, no Parque de Exposições da Bahia, e teve a participação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), diversas prefeituras, sindicatos de trabalhadores rurais e associações.

Ainda segundo a nota, os equipamentos não foram enviados “pelo presidente Bolsonaro”. A ação, na verdade, é resultado de um trabalho conjunto entre o governo estadual e federal, por meio de emendas parlamentares de deputados estaduais e federais.

Por fim, o governo da Bahia também explicou que os tratores permaneceram no Centro de Formação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) por alguns dias para que fossem vistoriados e recebessem o Termo de Cessão.

Em resumo: a história que diz que o presidente Jair Bolsonaro teria enviado tratores para a Bahia, mas o governador do estado, Rui Costa, não entregou é falsa! O vídeo que acompanha a publicação, na verdade, é de 2020. Na época, o governo da Bahia explicou que entregou os equipamentos nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2020. Por fim, o governo também indicou que os equipamentos não foram enviados pelo presidente Jair Bolsonaro.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso