Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro se depara com imagens de “Lula presidente” no museu de Dallas #boato

Bolsonaro se depara com imagens de “Lula presidente” no museu de Dallas #boato

Boato – Presidente Jair Bolsonaro foi visitar o museu de Dallas (EUA) e se deparou com uma foto do ex-presidente Lula em um monitor do local.

A última visita do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos foi recheada de polêmicas. Desde quando a ida foi anunciada (e o prefeito de Nova York se posicionou contra ela) até polêmicas geradas em entrevistas sobre as manifestações de estudantes, o presidente teve que se livrar de diversas “saias justas”. E, de acordo com uma imagem que circula online, ele passou por mais uma no museu de Dallas.

A foto mostra Bolsonaro olhando para um monitor com os dizeres “The Presidency. Push to start” (a Presidência. Aperte para começar) e a imagem do ex-presidente Lula. A mensagem foi acompanhada de diversas zoeiras. Leia algumas versões da mensagem que circula online:

Versão 1: Bolsonaro em Dallas, no museu do Bush…se depara com imagens do Lula.kkkkk Olha a cara do Bozo e do Guedes Eles veem Lula por todos os lados.kkkk. Versão 2: Aí o cara vai a um museu em Dallas fingindo ser “descolado”, e se depara com essa foto!

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 3: O presidenteFake PENETRA, chega no museu de Dallas a primeira selebridade que vê é? Presidente Lula! O único! O exclusivo melhor presidente que todos os países já viu! #ForaPresidenteFakeBolsonaro #EsteCargoNãoTePertence

Bolsonaro se deparou com imagens de “Lula presidente” no museu de Dallas?

As imagens e as mensagens viralizaram muito na internet e, claro, serviram como combustível para o debate político. Mas será mesmo que Bolsonaro “se deparou” com a foto de Lula durante a visita no museu de Dallas? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Todo o contexto que envolve a história já entrega o fake. Para começar, a mensagem apresenta características de boatos como ser vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis. Para reforçar a balela, não há qualquer notícia sobre a suposta saia justa do presidente.

A partir daí, bastou buscar pela origem das imagens para descobrir a farsa. A foto, registrada durante a visita da comitiva brasileira ao The Sixth Floor Museum no dia 15 de maio de 2019, foi publicada no Flickr do Palácio do Planalto e é de autoria de Marco Corrêa. Olha só a foto e a legenda original:

(Dallas - Texas, 15/05/2019) Presidente da República Jair Bolsonaro visita o The Sixth Floor Museum que apresenta a narrativa do assassinato do presidente John F. Kennedy. Foto: Marcos Corrêa/PR

15/05/2019 Visita ao The Sixth Floor Museum (Dallas – EUA, 15/05/2019) Presidente da República Jair Bolsonaro visita o The Sixth Floor Museum que apresenta a narrativa do assassinato do presidente John F. Kennedy. Foto: Marcos Corrêa/PR

Resumindo: a história que aponta que Bolsonaro se deparou com uma imagem de Lula durante uma visita a um museu em Dallas é falsa. A imagem é uma montagem em cima de uma imagem publicada pelo próprio Palácio do Planalto.

Ps.: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir uma tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331-6821.