Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro pede que eleitores ignorem os partidos vermelhos anti-brasileiros #boato

Bolsonaro pede que eleitores ignorem os partidos vermelhos anti-brasileiros #boato

Boato – Bolsonaro escreveu um texto pedindo que as pessoas ignorem os partidos vermelhos e evitem fazer eco para eles na internet.

Para quem conseguiu passar pelo Natal e pelo Ano Novo sem conflitos, parabéns, vocês são vencedores. Brincadeiras à parte, é bem verdade que nas redes sociais o período pré-natal esteve repleto de conselhos e memes sobre como fazer para evitar (ou não) falar de política durante as festas natalinas.

Passadas as festas de fim de ano, parece que a ordem de “evitar conflitos” continua, mas agora vinda até do presidente eleito Jair Bolsonaro. Segundo uma postagem que estão compartilhando na internet, Bolsonaro pediu que seus eleitores ignorem os “vermelhos anti-brasileiros” e evitem ficar falando deles para não dar “eco” a eles. Confira a mensagem supostamente emitida pelo presidente que será empossado no próximo dia 02 de janeiro:

Orientação de nosso presidente, Jair Bolsonaro. Todos os anti-brasileiros, os partidos vermelhos, planejam realizar manifestações em todo o Brasil. A principal finalidade é a provocação, gerar o descrédito das autoridades e perturbar a ordem.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Vocês que são brasileiros do bem, não filmem os eventos, não repassem o que receberem, não encaminhem para ninguém. Apaguem a propaganda vermelha, force-os a fazerem propaganda para si mesmos. Quebrem a rede de difusão do mal. NÃO DISCUTAM. NÃO CRIEM ECO. IGNORE-OS NA REDE. NÃO FAÇA COMENTÁRIOS.

As redes sociais só funcionarão como uma mídia de divulgação para eles se assim o permitirmos. Trate-os como se não existissem. Eles só ganham força se tiverem contrapontos, discussões, divulgação e encaminhamento de mensagens. Não caia na armadilha de disseminar o ódio e quebre a corrente. Para eles, Deus, o país, a família e os valores não têm nenhum sentido.

NÃO DÊ ECO! Eles cairão por si só! Ignore-os! Repassem essa mensagem em todas as suas redes sociais. BRASIL ACIMA DE TUDO! DEUS ACIMA DE TODOS!

Bolsonaro pediu que eleitores ignorem os partidos vermelhos anti-brasileiros?

Muita gente está compartilhando a “orientação” de Bolsonaro para que se evitem conflitos e se ignorem os partidos vermelhos. Algumas pessoas já estão até dizendo que colocaram a orientação em prática, mas, será que é verdade que Bolsonaro pediu isso? Não é, agora vamos entender melhor.

Ao analisarmos a mensagem dá para encontrar diversas características de boatos nela. Além do claro partidarismo, o texto abusa de caixa alta e do tom mandatório e não dá qualquer informação extra, como quando Bolsonaro deu essa orientação.

Não bastasse isso, fomos procurar em sites confiáveis por qualquer menção de que Bolsonaro pediu para pessoas ignorarem os “partidos vermelhos anti-brasileiros” e não encontramos nada, em jornal algum. Estranhíssimo, já que diariamente a imprensa brasileira tem coberto os feitos e ações do presidente eleito e já inclusive noticiou atitudes bem menos pacíficas de Bolsonaro com relação ao tratamento contra partidos de esquerda.

Além disso, checando o Twitter oficial do próprio presidente Bolsonaro, o que encontramos são tweets bem diferentes do “ignorem os vermelhos”. Na conta do presidente ele replica postagens de opositores e até mesmo responde a provocações contra seu governo.

Por fim, descobrimos que o texto surgiu nas redes sociais em outubro de 2018 de repente e com autoria anônima. Como bem sabemos, Jair Bolsonaro é muito ativo nas redes sociais e deixa claro o que fala, não haveria então, razão para ele publicar essa orientação anonimamente e fora de qualquer uma de suas páginas oficiais.

Portanto, não é verdade que Bolsonaro pediu para que ignorem “os partidos vermelhos anti-brasileiros”, essa história surgiu de repente, fora dos canais do presidente, e não foi possível encontrar qualquer ligação dela com o Bolsonaro. Logo, como ele mesmo gosta de citar, é fake news. É #boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.