Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro é homenageado em Praga (República Tcheca) após discurso sobre “cristofobia” na ONU #boato

Bolsonaro é homenageado em Praga (República Tcheca) após discurso sobre “cristofobia” na ONU #boato

Bolsonaro é homenageado em Praga (República Tcheca) após discurso sobre cristofobia na ONU, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Bolsonaro foi homenageado em Praga, na República Tcheca, após discurso sobre “cristofobia” na ONU. Um vídeo mostra a população tcheca, uma das mais católicas do mundo, marchando no centro da cidade gritando “Obrigado, Bolsonaro”.

O discurso do presidente Jair Bolsonaro na abertura da 75ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 22 de setembro, ainda vem repercutindo na internet, gerando uma verdadeira polarização de debates nas redes sociais. Mas, ao que parece, a fala do chefe do Executivo, apesar de ter rendido duras críticas por aqui (ao amenizar queimadas nas florestas brasileiras e “ocultar” valor real do Auxílio Emergencial do governo, por exemplo), pode ter agradado populações mundo afora.

Pelo menos é o que diz uma história que começou a circular por aí. Várias publicações no Facebook estão espalhando um vídeo que supostamente mostra Bolsonaro sendo homenageado pela população de Praga, na República Tcheca, após o seu discurso sobre “cristofobia” na ONU. Nas imagens, vários tchecos caminham em marcha no centro da cidade, supostamente gritando em coro “Obrigado, Bolsonaro!”. O motivo, segundo as postagens, seria o fato de a população daquele país ser uma das mais católicas do mundo. Confira, a seguir, as versões dos textos das publicações que estão compartilhando o vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: O cara é um mito, mesmo!!! Veja: Praga, República Tcheca: Após discurso do Bolsonaro, na ONU, no qual *pediu término da Cristo-fobia e proteção aos cristãos*, europeus vão às ruas e *ovacionam o Bolsonaro!*

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 2: O homem está sendo reconhecido muindialmente! Os cidadãos de Praga, foram às ruas gritando o nome do Bolsonaro. E essa manifestação não foi feita por brasileiros que residem na República Tcheca, mas por habitantes de Praga, em agradecimento ao nosso presidente, peli discurso na ONU em defesa de todos os Cristãos, de como o Cristianismo tem sido agredido pelo mundo afora. A República Tcheca é um dos países mais católicos do mundo.

Versão 3: Brincadeira, né gente? Mas tenham certeza que a fala do Presidente contra a perseguição aos cristãos repercutiu por todo o mundo. E muitas comunidades cristãs estão gratas. Mais gente orando pelo Brasil ! O despertar da Consciência é fato. Brasil acima de tudo e Deus acima de todos.

Versão 4: Enquanto no Brasil a MÍDIA ESQUERDISTA DISTORCE TUDO. Na República Tcheca, reflexo do discurso do Bolsonaro, na ONU, em relação à Cristofobia. No Centro de Praga, POVO TCHECO GRITANDO EM APOIO AS PALAVRAS DE BOLSONARO NA ONU! O CARA É UM MITO!

Bolsonaro foi homenageado em Praga (República Tcheca) após discurso sobre “cristofobia” na ONU?

O vídeo viralizou rapidamente não só em redes sociais como Facebook e Instagram, mas também no YouTube. Porém, a verdade é que essa história toda de “Bolsonaro sendo ovacionado em Praga”, que está sendo compartilhada em todo canto por internautas pró-governo, não procede.

Para começar, as características das mensagens que estão divulgando o vídeo seguem a linha padrão de fake news: são vagas (não dizem quando a tal marcha da população tcheca aconteceu), alarmistas (têm o intuito de gerar debates políticos nas redes sociais), possuem erros de português e não citam fontes confiáveis que possam confirmar a informação.

Em segundo lugar, não é de hoje que vemos surgir na internet boatos sobre “apoio a Bolsonaro no mundo”. Aqui mesmo, no Boatos.org, nós já desmentimos vários deles, como um bem parecido com o caso de hoje, que dizia que Bolsonaro foi aplaudido de pé após discurso na ONU ou aquele que apontava que o jornal El País teria dado duas notícias sobre Bolsonaro após discurso em Davos, sendo uma positiva na Espanha e outra negativa no Brasil.

Também analisamos uma questão lógica na nossa história de hoje: afinal, por que as pessoas em Praga iriam sair para apoiar Bolsonaro, se as notícias sobre o atual governo não só ficam restritas a editorias internacionais como também, em sua maioria, são negativas? Em veículos de comunicação tchecos, como iRozhalas e iDNES, por exemplo, a mídia não poupa críticas ao chefe do Executivo brasileiro. Sendo assim, temos que concordar que seria, no mínimo, muito estranho a população de Praga ser favorável ao discurso de Bolsonaro na ONU, inclusive, ao ponto de realizar uma marcha de agradecimento.

Mais que isso, é possível perceber que nenhum desses jornais cita a suposta marcha dos tchecos pró-Bolsonaro. E foi aí que, ao buscarmos sobre a origem do vídeo, descobrimos que ele não tem nada a ver com o discurso do presidente na ONU. Tanto é que já circulou muito antes disso nas redes sociais, na época das eleições de 2018. Ou seja, só até aqui, já fica evidente que não houve nada de “Bolsonaro ovacionado” após participação em assembleia da ONU, como diz o boato.

E, por fim, ao ouvirmos o vídeo, fica claro que não estão gritando “Obrigado, Bolsonaro”. O problema é que a mulher (aparentemente, bolsonarista) fala por cima e dificulta a tarefa de escutarmos direito o que realmente estão falando, além dela sequer ter mostrado um ângulo mais próximo para isso. Tiramos essa dúvida colocando a frase no Google Translate (você pode ouvir). Em tcheco, se fosse o caso, essa frase ficaria muito mais curta e não seria gritada em coro tão longo como o que aparece no vídeo. A pronúncia soaria algo como “O-BRIII-GA-D BOS-NA-RO”, e não “O-BRI-GA-DO BOL-SO-NA-RO”, como falamos em português.

Resumindo: A publicação que dá conta de que Bolsonaro foi homenageado em Praga, na República Tcheca, após discurso sobre “cristofobia” na ONU não é verdadeira. O vídeo que está sendo compartilhado já circulou antes, durante as eleições de 2018, derrubando a tese de que tem a ver com a participação do presidente no evento. Além do mais, as pessoas não estão gritando “Obrigado, Bolsonaro”, já que no idioma tcheco, a frase ficaria com pronúncia bem mais curta.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK