Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro é homenageado por marca de papel higiênico na Alemanha #boato

Bolsonaro é homenageado por marca de papel higiênico na Alemanha #boato

Bolsonaro foi homenageado por marca de papel higiênico na Alemanha, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após sofrer críticas de brasileiros, presidente Jair Bolsonaro estampa marca de papel higiênico na Alemanha. 

Os últimos dias têm sido bastante conturbados para o presidente Jair Bolsonaro. Diversas declarações (que vão desde questões ambientais até afirmações polêmicas sobre o pai do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz) causaram desconforto entre muitos brasileiros.

Mas parece que, enquanto as coisas andam conturbadas em terras tupiniquins, a imagem de Bolsonaro no exterior vai de “vento em popa” (só que não). É isso o que afirma uma história que anda circulando nas redes sociais. ““Bolsonaro é homenageado em papel higiênico na Alemanha. VALEU!! Alemanha!”, diz um dos textos.

Segundo publicações, Bolsonaro teria recebido uma homenagem um tanto quanto peculiar na Alemanha. As mensagens apontam que a imagem do presidente teria sido usada para estampar uma marca de papel higiênico. “ESTA É A IMAGEN DE JAIR BOSTANARO O PRESIDENTE FACISTA E MELICIANO DOS IDIOTAS PASSA NO EXTERIOR .l”, afirma uma postagem.

Bolsonaro foi homenageado por marca de papel higiênico na Alemanha?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A história tem circulado em diversos blogs, redes sociais e sites contrários ao presidente Jair Bolsonaro. E, é claro, viralizou rapidamente e dividiu os internautas. Mas será que essa história é verdadeira? A resposta é não e os detalhes você confere a seguir!

Vamos lá! Logo de cara, as publicações chamam a atenção, em especial, pela falta de informações sobre a suposta homenagem e também pela falta de fontes confiáveis que possam embasar a história. Além disso, também existem outros detalhes que causam desconfiança, como o fato da embalagem estar escrita em italiano (“Attenzione. Puzza di m…”) e a foto de outros políticos, como o presidente da França Emmanuel Macron.

E o fato é que a foto não se trata de uma homenagem ao governo Bolsonaro e muito menos foi feita na Alemanha. Ao procurar pela origem do vídeo, descobrimos toda a verdade: a imagem, na verdade, foi feita em uma feirinha em Nápoles, na Itália.

Além disso, também descobrimos, por meio de um desmentido de um site de fact-checking brasileiro, que Bolsonaro não foi o primeiro a estampar o tal papel higiênico. Em 2016, diversos políticos de todo o mundo também foram vítimas do ‘papel de Nápoles’, como o ex-presidente da Itália Silvio Berlusconi. Já em 2018, ao ser anunciado como reforço do clube italiano Juventus, Cristiano Ronaldo também chegou a ilustrar o produto.

Em resumo: a história que diz que Bolsonaro foi homenageado por uma marca de papel higiênico na Alemanha é falsa! O produto, na realidade, é vendido em uma feirinha bastante conhecida em Nápoles, na Itália, e já virou uma atração política no local. Além disso, a “homenagem” não é exclusividade de políticos. Até o craque Cristiano Ronaldo já chegou a estampar o papel higiênico. Ou seja, não é preciso muita coisa para ilustrar o papel. Basta ser uma figura pública conhecida. Sendo assim, a história não passa de balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.