Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro aparece em foto com acusado de assassinar Marielle Franco #boato

Bolsonaro aparece em foto com acusado de assassinar Marielle Franco #boato

Boato – Foto mostra o presidente Jair Bolsonaro e seu filho Eduardo Bolsonaro junto com Élcio Queiroz (Ronnie Lessa), preso sob a acusação de ser o assassino de Marielle Franco.

Quase um ano após o assassinato da vereadora Marielle Franco, os primeiros suspeitos do crime acabaram presos. E assim que Élcio Queiroz e Ronnie Lessa foram detidos, uma série de informações circularam na internet. Algumas delas falsas.

Uma das histórias que viralizaram por aí dá conta de que Élcio Queiroz esteve em uma foto com o presidente Jair Bolsonaro durante uma cerimônia de formatura de policiais militares. Em uma das versões, o sujeito é identificado, inclusive, como Ronnie Lessa. Leia a mensagem que circula online:

Versão 1: Bolsonaro e filho na foto com Elcio, acusado de efetuar os disparos contra Marielle. Versão 2: Jair Bolsonaro e Ronnie Lessa, assassino de Mariele Franco Versão 3: Bolsonaros na foto com o acusado de ser o atirador, o Élcio! Embaixo, à esquerda. QUEM MANDOU MATAR MARIELE?????

Bolsonaro aparece em foto com acusado de assassinar Marielle Franco?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A tal imagem se espalhou pela internet e foi reforçada por diversas informações que (sem provas) ligariam o presidente ao assassinato de Marielle. Mas será mesmo que um dos acusados está na foto que viralizou? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Antes de falar da imagem em si, temos que fazer uma ressalva e uma “ressalva da ressalva”. A ressalva é que, de acordo com o delegado do caso Giniton Lopes, um dos suspeitos (Ronnie Lessa) mora no mesmo condomínio de Bolsonaro e que a filha dele namorou um dos filhos do presidente. Também há uma foto publicada por Élcio com Bolsonaro no Facebook.

Agora, a “ressalva da ressalva”. Em termos materiais, não significa nada a informação de que um dos suspeitos seja vizinho de Bolsonaro (algo confirmado pelo próprio delegado do caso) e tampouco que outro publicou uma foto com o presidente (a foto é de 2011). Também não significaria muita coisa se o suspeito estivesse na foto da nossa apuração. Mas não está.

Ao buscar pela origem da imagem, chegamos a uma cerimônia de formação de sargentos da PM de São Paulo em um curso superior tecnólogo no ano de 2017. Na imagem em questão, há a seguinte legenda: “Eduardo Bolsonaro, Jair Bolsonaro e Coronel Telhada com Wladimir Menezes e Rogério Praxedes”.

A pessoa confundida com Élcio Queiroz é Wladimir Menezes. Ele era, na época, secretário-geral da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo (APMDFESP).

Resumindo: apesar de existir uma foto de Bolsonaro com Élcio Queiroz (que não significa muita coisa), a imagem em questão não é de um dos suspeitos de assassinar Marielle Franco. Para além de um boato contra o presidente, é um boato contra uma pessoa que está sendo confundida com um acusado de assassinato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.