Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro foi aplaudido de pé na ONU e teve 90% de aprovação dos participantes de Assembleia-geral #boato

Bolsonaro foi aplaudido de pé na ONU e teve 90% de aprovação dos participantes de Assembleia-geral #boato

Bolsonaro foi aplaudido de pé na ONU e teve 90% de aprovação, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após discurso na ONU, o presidente Jair Bolsonaro foi aplaudido de pé pelos participantes da Assembleia-geral e chegou a 90% de aprovação.

Desde que Jair Bolsonaro fez um discurso na Assembleia-Geral da ONU, o que não faltaram na internet foram posicionamentos favoráveis e contrários ao presidente do Brasil. No meio disso, o que não faltaram foram informações falsas sobre a fala dele. E a história que circula online fala sobre um “grande índice de aprovação” do discurso.

De acordo com textos que estão circulando em redes sociais, Bolsonaro foi aplaudido de pé após o discurso e teve “90% de aprovação” por parte dos participantes. “Bolsonaro é aplaudido de pé na ONU, e sua popularidade chegou a 90 % de aprovação pelos participantes”, diz a mensagem que circula online.

Bolsonaro foi aplaudido de pé na ONU e teve 90% de aprovação dos participantes?

Por incrível que pareça, a mensagem circulou muito em redes sociais, principalmente no Facebook e Twitter. Apesar da viralização, a história que aponta que Bolsonaro foi aplaudido de pé e teve aprovação de 90% dos participantes é falsa.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A mensagem, por si só, já nos chama atenção. Ela tem algumas características de boatos online como ser vaga, alarmista e não cita fontes confiáveis que comprovem a tese. Ao buscar sobre a tal informação de 90% de aprovação nada encontramos em fontes confiáveis.

É importante citar que a informação de “90%” de aprovação não é algo lá muito científico. Primeiro porque não existe uma métrica sobre “aprovação” ou “reprovação” de discursos na Assembleia-Geral da ONU. Os líderes mundiais vão lá (no caso deste ano, virtualmente), falam e deu. Não tem nada sobre aprovação ou reprovação.

Também não há nada sobre aprovação popular de Bolsonaro após discurso na Assembleia-Geral da ONU. Na realidade, nem haveria tempo hábil para que fosse feita e divulgada uma pesquisa de popularidade de Bolsonaro após a fala dele. Passaram-se apenas dois dias e uma pesquisa de opinião exige mais tempo do que isso.

Além disso, a informação que aponta que ele foi aplaudido de pé pelos participantes também é falsa. Além de a sede da ONU estar muito esvaziada durante a Assembleia-Geral, as imagens do momento do final do discurso de Bolsonaro mostra alguns aplausos protocolares e nenhum participante em pé. Assiste aí:

Compare os aplausos a Bolsonaro com os aplausos a Donald Trump (presidente dos Estados Unidos) e Xi-Jinping (presidente da China). São muito parecidos (todos bem desanimadinhos):

Resumindo: a história que aponta que Jair Bolsonaro foi aplaudido em pé na Assembleia-Geral da ONU e teve “aprovação de 90%” do público é falsa. Nem houve tal enquete em relação à fala do presidente do Brasil tampouco ele foi aplaudido de pé.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK