Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro evita 3º Guerra Mundial e vai ganhar Nobel da Paz, apontam CNN e Time #boato

Bolsonaro evita 3º Guerra Mundial e vai ganhar Nobel da Paz, apontam CNN e Time #boato

Bolsonaro evita 3º Guerra Mundial e vai ganhar Nobel da Paz, apontam CNN e Time, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter))

Boato – Com visita à Rússia, Bolsonaro evitou a 3ª Guerra Mundial e agora é candidato ao Prêmio Nobel da Paz. A prova disso são publicações da CNN e da revista Time.

Nas últimas semanas, o mundo viveu sob a tensão de um possível confronto na Ucrânia. A ameaça da invasão do país pela Rússia se tornou iminente e, apenas nos últimos dias, notícias começaram a dar conta de um “recuo” por parte do exército de Vladimir Putin. A decisão “casou” com uma visita do presidente Jair Bolsonaro e sua comitiva à Rússia.

Os dois fatos geraram um movimento por parte de simpatizantes de Bolsonaro, incluindo algumas figuras famosas: a de que o presidente brasileiro teria evitado a 3ª Guerra Mundial com a visita à Rússia.

Em algumas postagens, a informação era endossada por supostas publicações de veículos como a CNN e a revista Time. Imagens apontavam que os veículos haviam apontado que Bolsonaro solucionou a situação na Ucrânia e que, por isso, vai ganhar o Prêmio Nobel da Paz. Leia algumas das mensagens que circulam por aí:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

CNN Putin sinaliza recuo na Ucrânia, presidente Bolsonaro evita a 3ª guerra mundial. Time: Prêmio Nobel da Paz 2022. Bolsonaro, o homem que poderá definir o futuro do planeta. Com viagem à Rússia agendada, o Brasil tem papel fundamental na crise entre Rússia e Ucrânia.

CNN e Time apontaram que Bolsonaro evitou a 3º Guerra Mundial e vai ganhar Nobel da Paz?

É incrível como muita gente acredita em tudo sem ao menos analisar a conjuntura da situação. Por isso aqui estamos para apontar que, além de, neste caso, a visita de Bolsonaro não ter nenhuma relação com a situação da Ucrânia, é falsa a informação de que CNN e Time noticiaram que Bolsonaro evitou a guerra e vai ganhar o Nobel.

Não é de hoje que falsas publicações exaltando o presidente brasileiro circulam na internet. Aqui no Boatos.org já desmentimos, por exemplo, histórias falsas que apontavam para capas da Veja, Washington Post e para a própria Time.

Assim como nos outros casos, a informação das capas é falsa. A capa da Time desta semana tem relação com a Rússia, mas é do opositor de Putin Alexei Navalny. Não há nada apontando para “prêmio Nobel para Bolsonaro” e muito menos para a “guerra evitada” pelo presidente brasileiro.

Ao buscar sobre o assunto na CNN, encontramos, inclusive, um desmentido feito pela CNN Brasil. Na versão online, a emissora classificou a informação como fake news e citou uma publicação feita pela ex-ministro Ricardo Salles. No site, a CNN frisou que o recuo de Putin já havia sido noticiado pela emissora antes mesmo da visita e que Bolsonaro vai se encontrar apenas nesta quarta-feira (16) com o presidente da Rússia.

Vale apontar que, nenhum veículo de mídia do mundo ou mesmo analistas da situação entre Brasil e Rússia estão atribuindo o recuo da Rússia a Bolsonaro. Na realidade, o gesto do presidente da Rússia é uma sinalização diplomática para aliviar as tensões globais. Estratégia pura.

Resumindo: os prints da CNN e da revista Time que estão circulando na internet e apontam que Bolsonaro evitou a 3ª Guerra Mundial, que seria o conflito entre Rússia e Ucrânia, e que vai ganhar o Nobel da Paz são falsos. Nem o presidente brasileiro “evitou a guerra” tampouco isso foi divulgado pelos veículos em questão.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: