Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro é escolhido como o idiota do ano pela revista Time #boato

Bolsonaro é escolhido como o idiota do ano pela revista Time #boato

Bolsonaro é escolhido como o idiota do ano pela revista Time, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Capa da revista norte-americana Time mostra que o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, foi escolhido como o idiota do ano (idiot of the year) pela publicação.

Para a ativista sueca Greta Thunberg, esta segunda semana de dezembro de 2019 tem sido, por assim dizer, de grandes emoções. Na segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro a chamou de pirralha. Na terça-feira, a revista Time a chamou de “personalidade do ano”. Só que, de acordo com uma postagem que circula na internet, ela não foi a única a ser “adjetivada” nesta semana.

Postagens em perfis e sites contrários a Bolsonaro apontam que ele foi também foi escolhido pela Time. Não como personalidade do ano (algo já desmentido no ano passado pelo Boatos.org), mas como o idiota do ano. As postagens são acompanhadas por uma suposta capa da Time com o termo “idiot of the year, Jair Bolsonaro, president of Brazil” e por uma foto de Bolsonaro em uma pose não tão favorável. Leia algumas postagens que circularam por aí:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Idiota do Ano, da Década, do Século Versão 2: O IDIOTA DO ANO Enquanto a jovem e ativista sueca Greta de apenas 16 anos foi reconhecida essa semana pela revista americana Time como a “Personalidade do Ano”, Bolsonaro por sua vez foi homenageado pelo segundo ano consecutivo nas redes sociais do mundo todo como o “idiota do Ano”. Dias após ter agido de forma infantil chamando a garota de “pirralha”, por ela ter se comovido com o aumento dos assassinatos de líderes indígenas no Brasil. Versão 3: Caiu na rede: Bolsonaro é o “Idiota do Ano” para a Time

Bolsonaro foi escolhido como o idiota do ano pela revista Time?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O que não faltaram foram pessoas comemorando o “título” de Bolsonaro. Mas será mesmo que o presidente do Brasil foi escolhido como o idiota do ano pela revista norte-americana Time? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem nos causa desconfianças. Os motivos são dois: o primeiro está no histórico de capas falsas que circulam em redes sociais. Além da capa de Bolsonaro como personalidade do ano, já desmentimos capas falsas da Veja, da Charlie Hebdo (várias), da The Economist e de tantas outras revistas.

O segundo motivo está na ausência da repercussão do “título” de Bolsonaro. Só para comparar: em 2018, Bolsonaro foi, de fato, chamado “idiota de ouro” por um programa da TV francesa. Isso gerou uma grande repercussão por aqui. Com isso, seria de se supor que um “título” dado pela Time daria uma repercussão imensa no Brasil. Não foi o que vimos.

Para terminar, resolvemos verificar qualquer menção a Bolsonaro como o “o idiota do ano” pela Time e, como imaginávamos, nada encontramos. A última notícia que temos sobre o presidente do Brasil foi sobre a “treta com Greta”. Vale dizer que a Time não dá o “título de idiota do ano” para ninguém.

Resumindo: a história que aponta que Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, foi escolhido como “idiota do ano” pela revista Time é falsa. A capa não existe e o título é só uma alfinetada (falsa, por sinal) de quem não nutre muita simpatia por ele.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/36nlVru