Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro diz à Veja “o QI dos meus eleitores é muito próximo de zero” #boato

Bolsonaro diz à Veja “o QI dos meus eleitores é muito próximo de zero” #boato

Bolsonaro diz à Veja o QI dos meus eleitores é muito próximo de zero, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em entrevista à Veja, Bolsonaro diz que o QI de seus eleitores beira a 0 e que eles acreditam que a corrupção acabou.

Não é novidade para ninguém que Bolsonaro não faz questão de esconder a insatisfação e atacar com grosserias quem o tira do sério. Exemplos não faltam. Em junho de 2021, Bolsonaro mandou uma jornalista “calar a boca”, após a profissional perguntar sobre o fato do presidente não usar máscara. Em julho de 2021, Bolsonaro chamou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, de “imbecil” ao saber que Barroso não apoiava o voto impresso.

E de acordo com uma história que está circulando na internet, o presidente Jair Bolsonaro não parou por aí. Segundo uma publicação, Bolsonaro teria dito, em uma entrevista à revista Veja, que “o QI dos meus eleitores é muito próximo de zero”. Ainda de acordo com a história, ele também teria afirmado que a maior parte dos seus eleitores comeriam o seu cocô, se ele pedisse com jeito. Confira:

Versão 1: “‘O QI DOS MEUS ELEITORES É MUITO PRÓXIMO DE 0’. Em entrevista exclusiva, o presidente confessa que passa suas tardes rindo dos seus seguidores. ‘Eles realmente acreditam que eu acabei com a corrupção e que existe uma ameaça comunista no Brasil’. Pesquisa exclusiva revela que 95% dos seus eleitores comeriam o cocô do presidente se ele pedisse com jeitinho”.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 2: “ELEITORES DO BOLSONARO COMERIAM ATÉ A MER** DO “MICO”!”. Versão 3: “A VEJA BAIXOU O NÍVEL E LANÇOU MAIS UMA MENTIRA CONTRA O PRESIDENTE TÃO SÓRDIDA A REVISTA DAS EDITORAS GLOBO LIXO TENTANDO MANIPULAR NÓS BRASILEIROS COM SUAS MENTIRAS E VENENO ISSO SÓ ME FAZ CRER QUE AS PESQUISAS ESTÃO MENTINDO POUS SE BOLSONARO ESTIVESSE PERDENDO ELES NÃO PUBLICARIAM ESTAS CALÚNIAS”.

Bolsonaro diz à Veja “o QI dos meus eleitores é muito próximo de zero”?

A informação fez um enorme sucesso nas redes sociais, em especial, no Facebook e uniu gregos e troianos. O conteúdo foi compartilhado tanto por críticos de Bolsonaro quanto por seus apoiadores, que condenaram o suposto trabalho da revista Veja. Apesar disso, a história não é real. A explicação fica por conta da origem da declaração e da edição da revista.

Não é preciso ir muito longe para descobrir que a internet está recheada de capas de jornais e revistas falsos. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que a capa do Washington Post teria apontado que Bolsonaro seria o melhor presidente de todos os tempos. Também a que indicava que a capa da Veja teria mostrado uma pesquisa que mostrava Bolsonaro eleito com 87,5%, no primeiro turno, e, por fim, a que apontava que o Charlie Hebdo teria criticado, em sua capa, a decisão do STF de soltar Lula da prisão.

A história de hoje apresenta um caráter completamente alarmista, mas ao contrário da maioria das outras histórias, a publicação de hoje cita uma fonte. Isso facilitou a checagem da informação.

Ao procurar pela suposta declaração de Bolsonaro (tanto na revista Veja quanto na internet), não encontramos nada parecido. Ao olhar a suposta capa, é possível ver que a imagem mostra a edição 2757, datada de 29 de setembro de 2021. Quando procuramos pelas informações, no arquivo da revista, descobrimos que a tal capa, na realidade, é uma montagem. A foto e as informações sobre a edição são reais, mas a declaração não é. Na edição original, Bolsonaro afirma que “a chance de um golpe é zero” e a revista traz mais detalhes sobre a conversa no subtítulo. Obviamente, não há nenhuma afirmação sobre seus eleitores.

Em resumo: a história que diz que Bolsonaro teria dito que o QI de seus eleitores beira a 0 é falsa! As informações sobre a edição da revista mostram que a capa é uma montagem. Na edição original, a revista Veja sequer traz afirmações de Bolsonaro sobre seus eleitores na capa. Algum espertinho pegou a capa original e escreveu um texto completamente diferente daquele que foi veiculado. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: