Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro diz que se esquerda e Lula ganharem “vai morrer muita gente” e ameaça é registrada no Estadão #boato

Bolsonaro diz que se esquerda e Lula ganharem “vai morrer muita gente” e ameaça é registrada no Estadão #boato

Bolsonaro diz que se esquerda e Lula ganharem vai morrer muita gente e ameaça é registrada no Estadão, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Ao jornal Estadão, Bolsonaro afirma que vitória de Lula e da esquerda é inaceitável e que, se isso ocorrer, muita gente vai morrer.

As eleições presidenciais no Brasil estão a todo o vapor. Enquanto os partidos ainda estão definindo seus representantes, o mundo das fake news já começa a ser bombardeado por desinformações sobre o assunto.

E se engana quem pensa que as histórias falsas são exclusividade de apenas um lado político. Nos últimos anos, nos deparamos com informações falsas publicadas de diversos lados.

Exemplo disso é a história de hoje. Conhecido por disseminar fake news ao longo de todo o seu governo, Bolsonaro se tornou o centro das atenções de uma publicação na internet. De acordo com a história, Bolsonaro teria dito que, se Lula e a esquerda vencessem as eleições, muita gente iria morrer. Ainda segundo a publicação, Bolsonaro também teria afirmado que uma vitória de Lula seria inaceitável. De acordo com a história, a ameaça do presidente do Brasil teria sido registrada no jornal Estadão. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

“GRAVÍSSIMO. “Para mim e para os que me apoiam é e será inaceitável a esquerda e Lula no governo do Brasil! Se insistirem vai morrer muita gente”. ESTA AMEAÇA DE BOLSONARO FOI REGISTRADA PELO JORNAL ESTADÃO E DEVE SER COMPARTILHADA O MÁXIMO DE VEZES POSSÍVEL!”.

Bolsonaro diz que se esquerda e Lula ganharem “vai morrer muita gente” e ameaça é registrada no Estadão?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e deixou muitos apoiadores do ex-presidente Lula revoltados. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas e dos tais “registros” da fala.

Ao olhar para a história, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque a mensagem apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e o uso de palavras em Caps Lock para chamar a atenção.

Além disso, assim como outros políticos, Bolsonaro também já foi vítima de histórias falsas que circulam na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu algumas delas, como a que dizia que um vídeo mostraria o lançamento da candidatura de Bolsonaro ontem, em Brasília. Também a que indicava que Bolsonaro teria dito que se alistaria no exército de Hitler e, por fim, a que apontava que Bolsonaro recebe uma aposentadoria de R$68 mil.

Ao contrário de outras fake news, a história de hoje cita uma fonte confiável. Nesse caso, o jornal Estadão. A partir disso, resolvemos buscar pela tal declaração no jornal, mas não encontramos nada. Por fim, também resolvemos procurar em outras fontes confiáveis, mas nada parecido com a suposta declaração de Bolsonaro foi encontrado. Também não há qualquer registro da fala em redes sociais ou mesmo vídeos do presidente dando a tal declaração.

Em resumo: a história que diz que Bolsonaro teria afirmado que a vitória de Lula e da esquerda seria inaceitável e, caso isso ocorra, muita gente irá morrer é falsa! No caso de hoje, a mensagem cita uma fonte confiável: o jornal Estadão. Entretanto, ao procurar pela afirmação no site, nada encontramos. Também fizemos uma busca na internet em outras fontes confiáveis, mas não encontramos nada parecido com a suposta declaração. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso