Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro diz que idoso só presta pra gastar na farmácia #boato

Bolsonaro diz que idoso só presta pra gastar na farmácia #boato

Bolsonaro diz que idoso só presta pra gastar na farmácia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Bolsonaro disse que idoso só presta pra gastar na farmácia. Em café da manhã com apoiadores, o presidente se referiu de modo deselegante a pessoas da terceira idade. “Estão fazendo hora extra no planeta”, alfinetou.

Com o aumento da expectativa de vida da população, o Brasil enfrenta um desafio econômico para conseguir cuidar bem dos seus cabelos brancos, resultado do mau planejamento financeiro das famílias e falta de amparo em políticas públicas do governo. Com isso, só cresce a cada dia o número de idosos em asilos ou sem poupança para viver uma boa velhice no país.

E enquanto muitos especialistas estão preocupados com a situação de pessoas acima de 60 anos por aqui, uma publicação que começou a circular recentemente nas redes sociais chamou a atenção dos internautas neste sentido, denunciando que o nosso presidente da República, Jair Bolsonaro, não só estaria fazendo pouco caso de tudo isso como também supostamente distribuindo “alfinetadas” direcionadas à terceira idade em eventos de sua agenda política.

Segundo uma postagem que está sendo compartilhada no Facebook, Bolsonaro teria dito que “idoso só presta pra gastar na farmácia”, referindo-se de modo bastante deselegante ao grupo em um suposto café da manhã com apoiadores. “Idosos estão fazendo hora extra no planeta”, completou, supostamente, o presidente. Confira, a seguir, as versões do texto original que estão rodando online:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: Bolsonaro diz que idoso só presta pra gastar na farmácia. Bolsonaro se referiu de modo deselegante aos idosos durante café da manhã com apoiadores. “Idoso só presta pra gastar na farmácia”. Idosos estão fazendo hora extra no planeta, alfineta Bolsonaro. Versão 2: Pensar que muitos idosos colocaram ele no poder..

Bolsonaro disse que idoso só presta pra gastar na farmácia?

A publicação com as supostas declarações do presidente da República ganhou uma série de “dislikes” e compartilhamentos, deixando muitos internautas revoltados. Mas será mesmo que Bolsonaro disse que idoso só presta pra gastar na farmácia? A resposta é não! E o porquê você confere a seguir.

Para começar, a mensagem da publicação que viralizou carrega todas as características de fake news: é vaga (não diz quando e onde teria acontecido o tal café da manhã com apoiadores em que Bolsonaro teria dado a suposta declaração), alarmista (tem o intuito de fomentar a polarização política), possui erros de português e não cita fontes confiáveis que possam confirmar o que está sendo dito.

Em segundo lugar, não é de hoje que surgem na internet boatos que atribuem frases falsas a algum famoso, autoridade pública ou figuras conhecidas na mídia. Inclusive, aqui no Boatos.org, nós já desmentimos alguns no mesmo estilo relacionados ao próprio presidente da República, como o que dizia que Bolsonaro teria feito desabafo “não sou mais dono de mim” após descobrir suposto câncer de pele; a frase falsa em que ele supostamente teria criticado os próprios apoiadores em reunião ministerial, dizendo “se eu precisar de apoio, peço a um desses b… para pegar uma bandeira e balançar aqui na frente do Palácio”; ou, ainda, outros relacionados até indiretamente ao presidente, como o que espalhava que o General Heleno teria falado que ministro que abandona o governo Bolsonaro é um canalha frouxo.

Além disso, ao buscarmos pela tal declaração, nada encontramos em fontes confiáveis. Mais do que isso, descobrimos que a informação só está em um blog que publicou outras fake news e, para piorar, divulga a seguinte mensagem“QUALQUER SEMELHANÇA COM A REALIDADE REAL TERÁ SIDO MERA COINCIDÊNCIA OU ENTÃO SERÁ A REAL REALIDADE DO AMANHÔ.

Resumindo: A publicação que dá conta de que Bolsonaro teria falado que “idoso só presta pra gastar na farmácia” não é verdadeira. A suposta declaração não aparece em nenhuma fonte confiável de notícias ou meios de comunicação oficiais do presidente. Ao contrário disso, só é encontrada em um blog que publicou outras informações fictícias.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2CZjkqO