Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro disponibiliza avião para feministas protestarem contra Talibã no Afeganistão #boato

Bolsonaro disponibiliza avião para feministas protestarem contra Talibã no Afeganistão #boato

Bolsonaro disponibiliza avião para feministas protestarem contra Talibã no Afeganistão, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em sinal de ajuda, Bolsonaro disponibiliza aviões para feministas brasileiras protestarem no Afeganistão contra o Talibã.

Nos últimos dias, o mundo tem acompanhado, com apreensão, a volta ao poder do Talibã, no Afeganistão. No dia 15 de agosto de 2021, diversos integrantes do grupo fundamentalista entraram armados no palácio presidencial, em Cabul, a capital do país.

A cidade era uma das últimas que ainda estavam sob o domínio do governo civil. Com a invasão, o presidente Ashraf Ghani, sua família e alguns integrantes de seu governo deixaram o país. Exilado nos Emirados Árabes, Ghani afirmou que deixou o país para evitar um derramamento de sangue.

Uma das maiores preocupações do mundo todo é com a segurança de mulheres e crianças, amplamente perseguidas pelo regime do Talibã. E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, teria resolvido “ajudar” nessa questão. Segundo a publicação, Bolsonaro teria disponibilizado um avião para feministas brasileiras protestarem contra o Talibã, no Afeganistão. Confira:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

“Dessa vez não terão desculpa para não irem ajudar. Bolsonaro disponibiliza avião para feministas irem protestar contra o talibã no Afeganistão”. 

Bolsonaro disponibiliza avião para feministas protestarem contra Talibã no Afeganistão?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e no Facebook e despertou a indignação de muitas mulheres. Apesar disso, a história não tem nada de real. A explicação fica por conta da falta de provas e da origem da “piada” sem graça alguma.

Encontramos diversos compartilhamentos da história de hoje em grupos contrários à causa feminista e de apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Mas basta olhar para a publicação para perceber que ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Resolvemos, então, procurar por mais informações na internet. Porém, ao buscar por reportagens em sites confiáveis (afinal de contas, uma ação dessas certamente viraria notícia) e nos canais oficiais de comunicação do governo, nada encontramos.

Ao procurar pelo site indicado na imagem que acompanha a publicação, também não encontramos nada. A foto utilizada na história mostra um avião modelo C-130 Hércules, da Força Aérea Brasileira (FAB). Após uma pesquisa reversa, descobrimos que a imagem circula desde 2009 na internet. Se isso não bastasse, não existe nenhuma notícia no site da FAB indicando que um C-130 Hércules será enviado ao Afeganistão.

Por fim, é óbvio e claro que a história se baseia em uma ideia equivocada sobre o que é o movimento feminista e sobre como as lutas pelos direitos das mulheres ocorrem.

Em resumo: a história que diz que o presidente do Brasil Jair Bolsonaro irá disponibilizar aviões para feministas protestarem no Afeganistão contra o Talibã é falsa! Não existe qualquer informação nos canais oficiais da Presidência, nem em sites de notícias e muito menos no site da Força Aérea Brasileiras (FAB). Se isso não bastasse, o site indicado na imagem que acompanha a publicação não existe. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso