Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro culpa Marcelo D2 por incêndio e fumaça na Amazônia #boato

Bolsonaro culpa Marcelo D2 por incêndio e fumaça na Amazônia #boato

Bolsonaro culpa Marcelo D2 por incêndio e fumaça na Amazônia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em entrevista coletiva, o presidente Jair Bolsonaro culpou o cantor Marcelo D2 pelos incêndios e fumaças na Amazônia.

O número de notícias falsas relacionadas aos incêndios na Amazônia está tão grande que tem “sobrado” até para celebridades. Quando elas não escorregam (como no caso de publicações de imagens fora do contexto) e publicam informações errôneas, são envolvidas na história. A lista de famosos envolvidos em notícias falsas relacionadas às queimadas ganhou mais um nome: a do músico Marcelo D2.

De acordo com textos publicados em redes sociais e em blogs, Marcelo D2 foi o mais novo alvo do presidente Jair Bolsonaro. O texto aponta que, durante uma coletiva, ele atribuiu a responsabilidade da “fumaça da Amazônia” ao cantor. Leia trechos:

Bolsonaro culpa Marcelo D2 por fumaça na Amazônia Acuado pela falta de provas de que os incêndios na Amazônia foram provocados por ONGs, o presidente Jair Bolsonaro apresentou uma nova versão hoje de manhã: “Um amigo meu me contou que teve show do Marcelo D2 por lá. Tá explicado!”, disse. Em seguida, xingou os repórteres e abandonou a entrevista.

Bolsonaro culpou Marcelo D2 por incêndio e fumaça na Amazônia?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Muita gente saiu compartilhando a informação aos “quatro cantos da internet”. Mas será mesmo que o presidente Jair Bolsonaro acabou culpando o ex-vocalista do Planet Hemp pela fumaça na Amazônia? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Essa história nem é muito difícil de explicar. Bastou fazer duas coisas: 1) Buscar mais detalhes sobre a declaração do presidente. 2) Buscar a fonte da informação da tal declaração.

Ao buscar mais detalhes sobre a história, descobrimos que ela não está em nenhum site de notícias. Vale lembrar que declarações como essa (por exemplo, a que falava sobre ir ao banheiro a cada dois dias) sempre ganham atenção na mídia.

Mais uma busca e descobrimos exatamente o que aconteceu. Antes da história viralizar em perfis e sites contrários a Bolsonaro, ela surgiu no blog do jornalista Renato Terra (da Folha de S. Paulo). Ex-editor do site de humor Piauí Herald, ele é especialista em criar notícias fictícias. “Humor acima de tudo. Golden shower em cima de todos” é o slogan do blog. É isso mesmo! A história surgiu em um site de humor e foi compartilhada como verdadeira em outras páginas.

Sempre é importante destacar que se a história tivesse apenas sendo compartilhada no blog do Renato Terra (que deixa bem claro que se trata de um conteúdo ficcional) nem estaríamos fazendo o desmentido aqui. Só estamos “esclarecendo a história” porque ela começou a circular em locais que não avisaram que “é brincadeirinha”.

Resumindo: a história que aponta que o presidente Jair Bolsonaro culpou Marcelo D2 pelos incêndios e fumaça na Amazônia é falsa. Apesar de ter sido compartilhada como real, ela surgiu em um site de humor.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.