Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro construiu uma cidade com 4000 casas em Jucurutu (RN) #boato

Bolsonaro construiu uma cidade com 4000 casas em Jucurutu (RN) #boato

Bolsonaro construiu uma cidade com 4000 casas em Jucurutu (RN), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Jair Bolsonaro construiu uma cidade com 4000 casas para a população de Jucurutu (RN). Vídeo mostra toda a obra do presidente.

Desde o início de 2019 (quando Jair Bolsonaro tomou posse como presidente), o que não faltam na internet são fake news que tentam atribuir “grandes obras” ao presidente. A última aponta para uma suposta obra no Rio Grande do Norte.

Um vídeo de um homem espantado com a construção de uma “cidade” (que, de acordo com ele, teria 4000 casas) circula na internet junto com a legenda de que seria uma “grande obra” de Bolsonaro para a população de Jucurutu (RN). A mensagem ainda aponta que ele construiu uma “cidade” e que a mídia não vai mostrar. Leia o texto que circula online e assista ao vídeo:

Versão 1: O nosso Presidente Bolsonaro trabalho duro para a população pobre! Parabéns Presidente Versão 2: BOLSONARO CONSTRÓI CIDADE COM 4000 CASAS PARA MORADORES NO RIO GRANDE DO NORTE…Bolsonaro fez uma cidade de 4000 casa, creche ginásio, igreja, escola praça , para o população de Jucurutu que mora próximo a barragem. A Globo não vai mostrar, a folha de São Paulo não vai mostrar, G1.com não vai mostrar. Mas temos internet para mostrar!

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Bolsonaro construiu uma cidade com 4000 casas para população de Jucurutu (RN)?

A mensagem se espalhou com força em redes sociais e, inclusive, correligionários de Bolsonaro ajudaram a disseminar a informação de que seria uma “grande obra do presidente”. Porém, a informação que circula online está repleta de informações erradas. São tantas que teremos que começar a listar.

Para começar, a obra em questão (ao contrário do que o sujeito do vídeo) não é a construção de uma “cidade” tampouco engloba a construção de 4 mil casas. Para entender do que se trata, precisamos voltar às motivações da construção das casas.

No local em questão (município de Jucurutu) será construída a barragem de Oiticica. Para a construção da obra, a comunidade Barra de Santana será completamente alagada. Por isso, moradores do local precisarão ser transferidos para outro local e receberão uma indenização. O novo local não será uma “cidade nova” (ficará dentro da cidade de Jucurutu) e tampouco a obra será de 4000 casas. Na realidade, a “Nova Barra de Santana” terá cerca de 186 casas.

As informações erradas não param por aí. Ao contrário do que aponta a mensagem, não é Bolsonaro que “construiu” o local (que também não é uma cidade). Na realidade, as obras em questão são do governo do estado do Rio Grande do Norte. Isso está previsto, inclusive, no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte. A informação é reforçada por uma checagem da Agência Lupa. Na publicação, há uma declaração da assessoria do governo do Rio Grande do Norte confirmando que a obra é do estado e não do governo federal.

Vale, antes de terminar, só relembrar que não é de hoje que obras de governos estaduais estão sendo vendidas como se fossem de “grandes obras” de Bolsonaro. Um exemplo é o da ponte estaiada em Ilhéus (BA). A obra é do governo do estado da Bahia, mas um boato aponta que a obra era de “Bolsonaro”.

Resumindo: a história que aponta que Bolsonaro construiu uma cidade com 4000 casas em Jucurutu é falsa. Nem se trata de uma cidade, nem com 4000 casas tampouco foi uma obra do governo federal.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1