Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro tem candidatura impugnada e 2º turno será entre Haddad e Ciro #boato

Bolsonaro tem candidatura impugnada e 2º turno será entre Haddad e Ciro #boato

Boato – Jair Bolsonaro acabou de ter a candidatura impugnada pelo TSE e segundo turno das eleições será entre Haddad e Ciro. G1 deu a informação.

Acusações não faltaram durante esse período eleitoral. Em meio à guerra de discursos, também não faltaram pedidos de impugnação de candidaturas. E, de acordo com uma curta mensagem que está viralizando no WhatsApp e Facebook, parece que Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT) foram bem-sucedidos em um pedido.

O texto aponta que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) teve a candidatura impugnada e que o segundo turno será entre Haddad e Ciro. “Bolsonaro acaba de ter a candidatura impugnada e segundo turno será entre Haddad e Ciro Gomes”, diz a mensagem, que é acompanhada por um link do Portal G1 (que teria dado a informação) e um link do “gstatic.com”.

Bolsonaro tem candidatura impugnada e 2º turno será entre Haddad e Ciro?

Muita gente saiu compartilhando a história por aí. Mas será mesmo que Bolsonaro teve a sua candidatura impugnada e o 2º turno será entre Fernando Haddad e Ciro Gomes? Não, né? Fica aí que a gente explica tudo.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Apesar da história ter sido compartilhada por muita gente e ter assustado (ou animado) tantas outras, é bem fácil perceber que essa história de candidatura impugnada de Bolsonaro não procede. Os motivos são dois.

O primeiro é a ausência de notícias em fontes confiáveis falando sobre isso. Imagine só se a candidatura de um dos dois candidatos à Presidência no 2º turno fosse, de fato, impugnada. É lógico que a notícia seria manchete em todos telejornais, jornais, portais e seria o assunto mais falado em redes sociais. Mas ao buscar mais detalhes, olha só, só temos o post no WhatsApp.

De fato, há pedidos no TSE pedindo a impugnação da candidatura de Bolsonaro. Após reportagem da Folha de S.Paulo que aponta que empresários teriam financiado publicações no WhatsApp contra o PT, as campanhas de Haddad e de Ciro pediram a impugnação de Bolsonaro. Só há um detalhe: os pedidos só serão apreciados após às eleições.

O segundo ponto é mais óbvio. Seria só clicar na imagem que você veria que tudo não passa de uma pegadinha. A imagem mostra um meme de Tiririca com as inscrições “é mentira abestado”. Vale dizer que o “gtastic.com” é nada mais do que um domínio onde imagens do Google ficam hospedadas (não é vírus). É uma pena que muita gente compartilhou sem ver a imagem, que está abaixo:

7 boatos sobre Tiririca que circulam na internet

A mesma imagem do “é mentira abestado” já foi utilizada em outras histórias desmentidas aqui como a do habeas corpus para Lula e da morte de Bolsonaro após a facada em Juiz de Fora (MG).

Resumindo: a história que aponta que a candidatura de Bolsonaro foi impugnada é falsa. A informação não passa de mais uma pegadinha viral no WhatsApp nessas eleições. Não caia nessa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Neste sábado (27) e domingo (28), o Boatos.org se uniu a outras cinco agências de checagens de notícias no Brasil para checar as mensagens de conteúdo suspeito nesta reta final das eleições. A ideia de juntar forças é para ganhar mais agilidade e aumentar o alcance das checagens. A parceria reúne o E-farsas, Agência Lupa, Aos Fatos, Projeto Comprova e Fato ou Fake.